Análises Destaque Literatura Nerd Séries e TV

Análise | Star Wars, Darth Plagueis

Radugui StoreRadugui Store

Review | Star Wars, Darth PlagueisStar Wars é talvez uma das franquias mais prolíferas e rentáveis da história. Mesmo décadas após sua criação, o universo criado por George Lucas continua inspirando a produção de novos filmes, jogos, livros, brinquedos e séries de TV que conquistam novos fãs geração após geração.

O universo de Star Wars, além do que já vimos nos filmes “canônicos”, é povoado por uma infinidade de histórias paralelas que preenchem os espaços vazios entre os filmes principais e, por vezes, até os sobrepõem. Estas histórias paralelas são contadas por intermédio de revistas em quadrinhos, livros e séries animadas para a TV, e apresentam um material de excelente qualidade, as vezes mais interessante e bem concebido que os filmes que chegam ao cinema.

Após a compra dos direitos de Star Wars pela Disney, a franquia tomou um novo fôlego, sendo reorganizada de modo a estabelecer uma ordem coerente para todo o material que já foi e será produzido a partir de então. Boa parte dos livros e HQs entraram no cânone de Star Wars”, ou seja, pertencem à linha principal e ao universo expandido da história, e a outra parte deles foi classificada como legends, que seriam histórias paralelas à sequência principal do enredo, e seriam encaradas a partir de então, como lendas ou mitos associados ao universo de Star Wars.

No Brasil, é bem verdade que muito foi publicado do universo expandido e legends de Star Wars nas revistas em quadrinhos, porém pouco do que foi produzido em livros apareceu aqui. Até que a Editora Aleph adquiriu o direito dessas obras e as têm publicado em edições caprichadas.

Dando início a uma nova série de reviews na Manual dos Games, vamos trazer aqui, resenhas e dicas de leitura a respeito dos principais livros do universo expandido e legends de Star Wars publicados pela Editora Aleph, começando por um dos livros mais fascinantes da série Legends, “Star Wars – Darth Plagueis”, traduzido por Caio Pereira.

Este livro foi escrito por James Luceno, um dos mais renomados escritores do universo Star Wars, sendo responsável pela autoria de três dos livros mais vendidos de toda a franquia. “Star Wars – Darth Plagueis” foi originalmente publicado em janeiro de 2012, e chegou ao Brasil por intermédio da Editora Aleph em abril de 2016.

Neste romance, acompanhamos a história de dois dos mais poderosos Lords Sith da galáxia. Ambientado 50 anos antes de Star Wars – Uma Nova Esperança, conhecemos Darth Plagueis um inescrupuloso cientista que busca o domínio absoluto da força e por intermédio do controle das midi-chlorians, obter a vida eterna e seu ambicioso aprendiz, o jovem Palpatine, que além de ser poderoso na força, tem um talento natural para a política.

Acompanhamos o surgimento e a ascensão de um dos Lords Sith mais icônicos do universo Star Wars, Darth Sidious, também conhecido como Palpatine. Além de vislumbres da origem de um dos siths mais misteriosos que aparecem nos filmes canônicos, Darth Maul.

Review | Star Wars, Darth Plagueis

Darth Plagueis é membro de um clã de comerciantes cujos tentáculos se espalham por toda a galáxia, e apesar de ser obcecado por alcançar a vida eterna através do controle das midi-chlorians, sua ambição vai muito além disso. Ele busca a consolidação absoluta do domínio do lado sombrio da força por toda a galáxia e a completa erradicação da Ordem Jedi e, encontra em Palpatine a ferramenta que lhe faltava para a consolidação do seu plano.

Juntos eles expandem a rede de controle do lado negro da força. Embaixo do nariz da Ordem Jedi, os dois Siths desestabilizam politicamente a galáxia por intermédio de alianças políticas, assassinatos e chantagens. Ocupam posições chave, como em um jogo de xadrez, deixando a galáxia em xeque, e por fim, consolidando o controle dos Sith ao redor da galáxia construindo os alicerces do que viria a ser o Império Galáctico.

Star Wars, Darth Plagueis apresenta uma narrativa simples e envolvente, que atrai pelo modo brilhante que as articulações políticas se desenvolvem. Os caminhos que Darth Plagueis e Palpatine percorrem para firmar o domínio dos Sith na galáxia e dar início a erradicação da Ordem Jedi são implacáveis e descritos com primor. Seguramente é um dos melhores livros do selo Legends publicados pela Editora Aleph até o momento. Uma leitura obrigatória para todos os fãs de Star Wars.

 

Publicado em 10 de maio de 2018 às 21:13h.
2018-05-10 21:13:15

  • Compartilhe: