O cancelamento de Scalebound foi uma das coisas mais surpreendentes que aconteceram na indústria nos últimos anos. Mantendo a promessa do nível de qualidade que normalmente se espera de um título da PlatinumGames e também tendo o potencial de ser um dos melhores exclusivos do Xbox One o cancelamento veio e desanimou os jogadores.
Em janeiro de 2017, culparam a Microsoft por seu envolvimento no que aconteceu, mas de acordo com o chefe do estúdio da PlatinumGames, Atsushi Inaba, a culpa é dos dois lados. Enquanto falava em uma entrevista com a VGC, Inaba falou sobre como havia coisas que poderiam ter sido melhores, e como é o caso de qualquer cancelamento na indústria, toda a culpa não pode ser de uma única parte.
“Ambos os lados falharam”, disse Inaba. “ [Scalebound] não fez todas as coisas que precisávamos fazer como desenvolvedor. Observar os fãs ficando irritados com a Microsoft pelo cancelamento não foi fácil para nós assistirmos. Porque a realidade é que quando qualquer jogo em desenvolvimento não pode ser lançado é porque ambos os lados falharam. Acho que há áreas em que poderíamos ter feito melhor e tenho certeza de que há áreas que a Microsoft, como parceira de publicação, gostaria que elas pudessem ter feito melhor”, acrescentou ele. “Porque ninguém quer que um jogo seja cancelado.”
Inaba também falou sobre como PlatinumGames mudou-se da experiência do cancelamento do jogo, e que eles aprenderam lições depois do ocorrido. Inaba também admitiu que talvez Scalebound tenha sido anunciado prematuramente.