A SEGA é uma das grandes empresas de games do mundo, mas como outras publicadoras japonesas, passou por um período conturbado com o mercado internacional, e acabou focando apenas no seu público doméstico. Mas isso acabou se provando uma estratégia ruim, e o presidente da SEGA, Shuji Utsumi, conversou a respeito das mudanças da empresa.
SEGA agora pensa no mercado global

Em conversa para o TheGameBusiness, Shuji Utsumi contou sobre todas as mudanças que aconteceram desde seu retorno para a empresa, começando com a questão de que, na época de seu retorno, a gigante japonesa estava focando apenas no mercado japonês. Novos jogos da franquia Yakuza, por exemplo, demoraram anos para sair de terras nipônicas e ter um lançamento nas Américas.
“Mesmo sendo uma empresa tão adorada pelo público ocidental, a Sega estava dando muito pouca atenção a esse público. Então mudamos a postura para dizer: ‘Ei, todos os jogadores do mundo são o nosso público’.” Conta Utsumi.
“Decidimos lançar as versões japonesa e internacional ao mesmo tempo. E também lançar em todas as plataformas, incluindo PC, simultaneamente. Além disso, preparar os materiais de marketing para o mercado internacional desde o início. Antes, tínhamos uma abordagem focada primeiro no Japão, com prioridade para os consoles, e só depois partíamos para o mercado global. Ao mudar esse sistema, os estúdios começaram a se preparar para tudo desde as fases iniciais, e isso ajudou muito no processo de criação durante o desenvolvimento dos jogos.“
Por conta dessa decisão, franquias como Yakuza e Persona tem crescido cada vez mais fora do Japão, o que tem ajudado a SEGA a reestabelecer seu nome dentro do mercado global. Shuji Utsumi, que ajudou a lançar o primeiro PlayStation, tem um carinho enorme por consoles, mas admite que hoje em dia é impossível ignorar o mercado do PC e mobile.
- Sonic Racing: Crossworlds terá colaboração com a Nickelodeon
- Review | Yakuza 0 Director’s Cut (Nintendo Switch 2)
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Ambição de Shuji Utsumi é fazer a SEGA retornar aos tempos de glória

Quando questionado durante a entrevista sobre qual era a sua maior conquista, Utsumi respondeu que agora que voltou à SEGA, o seu objetivo é ressuscitar a companhia, e que essa será a sua maior conquista. O atual presidente com certeza está seguindo pelo caminho certo.






