O remake de Silent Hill 2 lança oficialmente amanhã, em 8 de outubro, mas já pode ser jogado em acesso antecipado pelos usuários que adquiriram a versão deluxe do título. Completamente refeito na Unreal Engine 5 pela Bloober Team, de The Medium, o público inicialmente torceu o nariz para o jogo em seu marketing inicial, mas o produto final agradou a crítica, conseguindo média 87 no Metacritic.
E para a felicidade do estúdio, o próprio Masashi Tsuboyama, diretor do Silent Hill 2 original, lançado em 2001 para PlayStation 2, aprovou o projeto e declarou ter vontade de experimentar a releitura de seu jogo. Tsuboyama comentou sobre o título em várias postagens em seu perfil oficial do X.
- Confira como Silent Hill 2 Remake está rodando no PS5
- Silent Hill 2: confira luta contra Pyramid Head em novo vídeo
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
“Eu acho que o valor de um remake é que uma nova geração pode jogá-lo” afirma diretor de Silent Hill 2 original
O diretor do jogo original fez uma série de postagens comentando sobre o remake, começando sobre a evolução da tecnologia, e como isso resulta em diferenças de limitação e expressão. Tsuboyama também disse que isso é um problema em geral na arte, não apenas nos videogames. Ele também declarou acreditar que o valor de um remake está no fato de que uma nova geração pode jogá-lo, e sendo bom ou ruim, isso não afeta a qualidade do título original.
Porém, Tsuboyama também teve críticas a como o remake de Silent Hill 2 está sendo vendido, já que o marketing foi focado em coisas como o fotorrealismo, 4K, e bônus de pré-venda. Ele questionou como esse tipo de marketing seria interessante para a nova geração, que supostamente não sabe muito sobre o jogo original.
O diretor também comentou sobre as diferenças da nova câmera, que fica sobre o ombro de James no remake, em comparação à do original. Ele disse que a câmera do remake de Silent Hill 2 traz uma nova profundidade ao jogo, e que ele não está satisfeito com o que foi feito na versão de 23 anos atrás, já que profundidade e ângulo foram limitados pela tecnologia da época. Tsuboya finalizou dizendo que a nova câmera o faz ter vontade de experimentar a versão mais imersiva do remake.
Silent Hill 2 está disponível para PS5 e PC, com exclusividade de pelo menos 1 ano no console da Sony.