A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou neste domingo (13) um reajuste nos preços do PS5 em diversos países, citando desafios econômicos globais, como inflação elevada e flutuações cambiais. As alterações já têm data para entrar em vigor e podem sinalizar um possível aumento também no Brasil.
Reajuste nos preços do PS5 entra em vigor em abril
Segundo comunicado oficial publicado no blog da empresa, a partir de 14 de abril, os preços de varejo recomendados (RRP) do PlayStation 5 sofrerão alterações em mercados selecionados, incluindo Europa, Oriente Médio, África (EMEA), Austrália e Nova Zelândia. A medida visa enfrentar os impactos de um cenário econômico instável, que tem pressionado a indústria de tecnologia em escala global.
Confira os novos valores divulgados:
Europa
- PS5 Digital Edition – €499,99
(sem alterações para a versão com unidade de disco Blu-ray Ultra HD)
Reino Unido
- Playstation 5 Digital Edition – £429,99
(sem alterações para a versão com unidade de disco Blu-ray Ultra HD)
Austrália
- Playstation 5 padrão com disco – AUD $829,95
- Playstation 5 Digital Edition – AUD $749,95
Nova Zelândia
- PS5 padrão com disco – NZD $949,95
- PS5 Digital Edition – NZD $859,95
Importante destacar que o modelo PS5 Pro não sofrerá alterações nos preços recomendados, permanecendo com os valores atuais.
Redução no preço da unidade de disco para PS5
Apesar dos reajustes no console, a Sony anunciou uma redução no preço da unidade de disco removível para o PS5. A partir do mesmo dia, os valores serão ajustados da seguinte forma:
- Europa: €79,99
- Reino Unido: £69,99
- Austrália: AUD $124,95
- Nova Zelândia: NZD $139,95
A medida pode indicar uma estratégia para incentivar a adoção do acessório, especialmente entre os usuários da versão digital do console.
E o Brasil?
- Trilha sonora de Split Fiction é lançada e já está disponível nas plataformas digitais
- Tudo o que mudou do Nintendo Switch 1 para o Switch 2
- Mafia: The Old Country tem data de lançamento publicada acidentalmente na Steam
- Netflix acredita que os jogos via TV serão o futuro, e consoles como o PS6 perderão destaque
Embora o Brasil não tenha sido incluído nesta rodada de aumentos, existe a possibilidade de o país ser afetado em breve. O atual cenário econômico interno, somado a novas tributações e à volatilidade do câmbio, pode pressionar os preços do console também no mercado nacional.
Para quem pretende adquirir um Playstation 5, o momento pode ser oportuno, antes que um possível reajuste seja implementado localmente.