A divisão de jogos da Sony, PlayStation, possui um imenso catálogo de títulos exclusivos que vêm sendo portados para o PC nos últimos tempos. Jogos como God of War, Horizon Zero Dawn e Helldivers têm feito sucesso na Steam, agradando a muitos jogadores que agora podem acessá-los. No entanto, mesmo com bons números e uma quantidade considerável de jogadores diários, a Sony tem enfrentado alguns problemas com o público de computador.
Desde o lançamento de Ghost of Tsushima na Steam, tornou-se obrigatório para os usuários terem uma conta na PSN, o serviço de conteúdo online do PlayStation, o que tem gerado reações negativas. Segundo o presidente da Sony, Hiroki Totoki, essa exigência ocorre pela necessidade de segurança na conectividade entre as plataformas e para manter o conteúdo de jogos live-service, o que, em tese, faz bastante sentido. No entanto, o serviço também é exigido até para jogos single-player que não possuem nenhum tipo de conexão online.
Totoki afirmou que, apesar das reações negativas, a Sony continuará a explorar formas de implementar essa segurança de maneira equilibrada. Com o aumento das críticas a cada novo lançamento para PC, eventualmente, a Sony poderá considerar revisar sua política sobre a necessidade da PSN no PC. Somente o tempo dirá.
Sobre a Sony
A Sony, fundada em 1946 sob o nome Tokyo Tsushin Kogyo K.K. e renomeada para o atual em 1958, é uma das maiores multinacionais do mundo. Seu primeiro produto foi uma panela elétrica de arroz, que teve sucesso moderado na época. A empresa também foi responsável pelo primeiro gravador de fitas da história do Japão.
No início dos anos 90, Norio Ohga, diretor da empresa, incentivou os funcionários a desenvolverem o Compact Disc (CD) e, mais tarde, um de seus maiores sucessos, o PlayStation. Este projeto nasceu como uma parceria com a Nintendo, visando criar um Super NES que funcionasse com CDs. Porém, um dia após a apresentação do que seria chamado de SNES-CD, a Nintendo encerrou a colaboração com a Sony, o que levou a empresa a criar sua própria plataforma de jogos como resposta.
- PS5 alcança a marca de 65,5 milhões de unidades vendidas
- Astro Bot vendeu 1,5 milhões de unidades
- LEGO Horizon Adventures pode ser o primeiro de muitos LEGOS da PlayStation, saiba o motivo!
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Apesar das adversidades, o principal responsável pelo desenvolvimento do PlayStation, Ken Kutaragi, enfrentou duras críticas dos investidores da Sony devido às suas ideias inovadoras para o novo console, que incluíam o uso de CDs e a introdução de gráficos em 3D no mercado, algo até então inédito. Felizmente, o projeto recebeu sinal verde, e hoje temos uma das maiores plataformas de jogos do mundo, com mais de 600 milhões de consoles vendidos até hoje, distribuídos entre diversas gerações da plataforma. Fonte: Eurogamer