Pesquisar

Sony patenteia dispositivo tátil para jogadores cegos ou com deficiência visual

Um exemplo!

De acordo com uma nova patente publicada há apenas algumas semanas, a Sony está projetando um dispositivo portátil que pode ser conectado a um DualShock para feedback tátil. O dispositivo em questão substitui o touchpad do controlador de onde ele transmite informações baseadas em texto, como uma placa braille, enquanto permite ao usuário acessar os recursos do jogo aplicando pressão na superfície sensível ao toque.

Clique para ver a imagem em tamanho original
“O sistema inclui um dispositivo portátil para fornecer feedback tátil a um usuário e o controle de jogos , um teclado tátil incluindo uma pluralidade de elementos de toque para gerar uma respectiva resposta tátil e um processador configurado para receber as informações de texto e controlar a resposta tátil de pelo menos alguns dos elementos de toque com base nas informações de texto recebidas; o controle de jogos, incluindo uma superfície sensível ao toque; e onde o dispositivo portátil está posicionado sobre a superfície sensível ao toque, e a pressão aplicada por um usuário no dispositivo portátil é retransmitida para a superfície sensível ao toque do controle de jogos. ”

O documento também mostra a Sony descrevendo como os recursos atuais de acessibilidade são limitados e como o método patenteado abordará esses problemas para tornar o jogo para cegos ou deficientes visuais mais imersivo. O recurso de conversão de texto em fala, por exemplo, geralmente interrompe o áudio do jogo que pode interromper o fluxo de um jogo. Outros recursos, como zoom, inversão de cores, contraste e controles de texto, precisam de configurações constantes que podem, de maneira semelhante, atrapalhar a jogabilidade. O que a Sony está procurando é uma maneira de dar mais controle aos cegos ou deficientes visuais, para que eles possam ajustar suas configurações de acessibilidade rapidamente. Portanto, sem quebrar a imersão ou o fluxo do jogo.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Dito isto, considerando como a maioria dos jogos hoje em dia fornece toneladas de informações o tempo todo, retransmitir tudo isso através de uma placa tátil em braille seria contraproducente. A Sony sugere ajustar a acessibilidade do conteúdo retransmitindo símbolos por meio de feedback tátil. Tomando God of War como exemplo, o jogador cego ou com deficiência visual pode ler runas, flechas ou formas específicas de jogos através da saída tátil no dispositivo portátil. Portanto, uma versão tátil gerada de uma seta pode indicar se as estatísticas do jogo são aumentadas ou diminuídas.

O desenvolvedor pode até garantir que os mini menus do jogo possam ser lidos apenas através do feedback tátil, permitindo que o usuário navegue pelos menus em tempo real. A Sony está explorando várias maneiras pelas quais usar o referido anexo tátil para DualShock e garantir que os exclusivos de terceiros tenham recursos aprimorados de acessibilidade no futuro.

A Sony já anunciou que o novo DualShock 5 apresentará uma forma evoluída de feedback tátil para uma experiência de próxima geração. Os atuadores de bobina de voz altamente programáveis ​​substituirão o motor estridente convencional nas garras esquerda e direita que, por sua vez, responderão a todas as ações no jogo. O DualShock 5 também apresentará gatilhos adaptáveis ​​que os desenvolvedores podem programar para oferecer diferentes níveis de resistência.

Parabéns Sony <3 Esse é o tipo de iniciativa que queremos ver cada vez mais, não só no mundo dos games. 

Fonte: SegmentNext

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: