Pesquisar

Análise | Star Wars: Dark Forces

Star-Wars-Dark-Forces-2024

A muito tempo atrás, em uma galáxia muito muito distante… 

O Ano era 1995, e o universo de Star Wars já era absolutamente povoado por histórias do universo expandido, tão ricas e inventivas quanto as que acompanhamos na serie principal dos filmes. E a partir desse fantástico universo expandido, a Lucas Artes desenvolveu o revolucionário Star Wars: Dark Forces.

Star Wars: Dark Forces trata-se de um jogo de tiro em primeiro orinalmente desenvolvido para MS-DOS e Macintosh, chegando em 1996 ao Playstation One. Recentemente remasterizado para Nintendo Switch, PC e demais consoles das recentes gerações, retorna a cena com gráficos melhorados e uma dose cavalar de nostalgia para os tiozinhos de plantão.

O Universo Expandido

O universo expandido de Star Wars é riquíssimo, povoado por dezenas de livros, animações de TV e Revistas em Quadrinhos com histórias ambientadas em períodos diversos desse universo incrível, aventuras que acontecem muito antes dos eventos canônicos e até mesmo após eles. 

Não era de se estranhar que esse universo fosse explorado exaustivamente no mundo dos games, e Star Wars: Dark Forces é um dos exemplos mais bem sucedidos no caso, com impressionantes 1 milhão de vendas no ano em que foi lançado, o jogo tem início um pouco antes de Uma Nova Esperança.

Em Star Wars: Dark Forces assumiremos o papel de Kyle Katan, um mercenário que a serviço da Aliança Rebelde que descobre os planos secretos do Império Galáctico. O Projeto Dark Trooper, envolve o desenvolvimento de uma série de poderosos dróides de batalha e Stormtroopers com armaduras superpoderosas e a sua missão é sabotar e destruir o avanço desse projeto.

image 4
Análise | Star Wars: Dark Forces 6

A Aliança Rebelde

O gameplay em Star Wars: Dark Forces é bastante funcional, mas super datado para os padrões atuais. Tratando-se de um jogo de tiro em primeira pessoa, aqui você pode andar, correr, saltar, se abaixar além de alternar entre duas armas possíveis, em uma mecânica de jogo bastante similar a Doom, clássico absoluto.

O jogo é dividido em missões com objetivos diversos, relacionados ao enredo do jogo, ao longo dos quais você terá que resolver puzzle simples, dificultados apenas pela mecânica de jogo limitada. O foco de todo o jogo está nos momentos de combate, onde terá que destruir uma grande variedade de inimigos do universo de Star Wars em uma série de ambientes que vão incluir desde a masmorra de Jabba de Hutt até o Planeta Coruscant e o interior de uma Estrela da morte.

image 5
Análise | Star Wars: Dark Forces 7

Os momentos de combate são bastante simples em comparação com o que temos como padrão para os dias atuais, é simplesmente alternar entre duas armas e granadas e mandar bala nos inimigos que atirarão em resposta. Kyle Katarn conta com uma barra de vida e de escudo que pode ser curada com itens espalhados aleatoriamente no cenário.

Levando em consideração que se trata de um jogo lançado em 1995, Star Wars: Dark Forces conta com uma excelente variedade de power-ups que incluem munições para as armas disponíveis, além de diversos item mais utilizados para exploração como uma lanterna de cabeça, botas de neve, máscaras de ar para se proteger além de itens de inventario que precisam de bateria para funcionar.

image 6
Análise | Star Wars: Dark Forces 8

A dinâmica das missões é bem interessante, todas iniciam com um breefing que informará seu objetivo principal com um pequeno resumo da situação atual além de cutscenes bem legais. E em Star Wars: Dark Forces Remastered, todas os aspectos gráficos do jogo foram melhorados em relação ao original, mas ainda assim apresentam aquele aspecto retrô super charmoso, uma delícia de jogar no Nintendo switch.

image 7
Análise | Star Wars: Dark Forces 9

Vale a pena Jogar Star Wars: Dark Forces?

Star Wars: Dark Forces trata-se de um excelente remaster que traz de volta um FPS clássico muito bem recebido nos idos de 1995. 

Trata-se de um game com mecânica de jogo bastante datada e as limitações técnicas do seu tempo, porém com enredo e ambientação batente interessante, que vai te dar uma boa dose da experiência do que era jogar os FPSs percursores dos incríveis jogos que temos a disposição hoje. 

star wars 0001
Análise | Star Wars: Dark Forces 10

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: