Ao contrário da maioria dos jogos da EA, Star Wars Jedi: Fallen Order da Respawn Entertainment usa o motor gráfico da Epic, a Unreal Engine 4. Isso foi uma surpresa para alguns, já que os estúdios da EA usam a Frostbite como sua engine.
Muitos se perguntam por que o novo jogo da Respawn não usa o mesmo motor de outros títulos da EA. Surpreendentemente, Stig Asmussen e o CEO da Respawn Entertainment, Vince Zampella, revelaram que “Frostbite nem era uma opção” quando se tratava de escolher um motor gráfico para o Star Wars Jedi: Fallen Order.
Stig elaborou ainda mais sobre por que ele escolheu o Unreal Engine 4 para este projeto. “Quando começamos este time, isso foi antes mesmo de Star Wars, eu era a única pessoa na equipe e sabíamos que íamos começar a contratar mais algumas pessoas e precisávamos começar a construir a partir do zero. Eu fiz um pouco de pesquisa sobre a Unreal, havia algumas outras opções por aí, e lembre-se que não somos EA neste momento, então o Frostbite não era nem uma opção. Eu comecei a mexer com isso e era como ‘Uau, isso é muito poderoso com o que um desenvolvedor individual pode fazer com ele, imagine o que uma equipe inteira poderia fazer com ele’ ”, disse ele em entrevista a Game Informer.
Stig Asmussen também disse à Game Informer que “não há mandatos para usar a Frostbite ou mudar qualquer coisa sobre como normalmente fazemos as coisas na Respawn”. Também é importante notar que nenhum de seus jogos rodou com a Frostbite, ainda que Titanfall, Titanfall 2 e Apex Legends usem a engine da Valve.
Star Wars Jedi: Fallen Order será lançado para PC, PS4 e Xbox One em 15 de novembro de 2019.