A Jon Peddie Research revelou um relatório alertando que cerca de 20 milhões de jogadores de PC podem “desertar” para as plataformas de jogos na TV no período de 2018-2022. De acordo com o relatório, isso afeta principalmente os jogadores de PC low-end, embora uma pequena parte da população de jogadores de PC hardcore também possa fazer parte dessa mudança.
O mercado de PCs continua a declinar, porque a inovação que ocorreu no passado, proporcionando aumento de velocidade e coisas novas e inteligentes, praticamente parou, e os tempos de introdução do produto estão chegando a quatro anos. Esta não é uma situação de pânico e o mercado da GPU ainda gera um volume incrível. No entanto, existem forças no trabalho que prevemos que conduzirão alguns desses negócios para exibições de TV e serviços de jogos associados.
Para isso acontecer, temos muita coisa a se fazer e acho que isso que o estudo diz é improvável de acontecer. Convencer os principais jogadores de PC a abandonar seu hardware local para usar a nuvem não será fácil, já que a experiência teria que ser quase perfeita (e isso está longe).
A Google parece mostrado de que eles serão capazes de fazer jogos rodarem em streaming, enquanto a Microsoft, apesar do Project xCloud, já admitiu que o streaming baseado em nuvem não corresponderá à experiência de qualidade do hardware local.