Games Notícias

Street Fighter | Jogador profissional cego usa o som para vencer torneios e outros profissionais

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

Sven Van de Wege é cego, mas isso não o impede de jogar. Ele é um profissional de Street Fighter que compete em torneios de e-sports usando apenas o som, e bate outros jogadores profissionais que podem ver normalmente.

Sven perdeu a visão quando tinha apenas seis anos de idade, mas isso não o impediu de perseguir seus sonhos de se tornar um jogador profissional – e agora ele quer levar sua carreira para o próximo passo. Em uma entrevista com a Red Bull Esports via LadBible, The Blind Warrior explica como tudo começou.

Call of Duty: WWII | Jogador cego que tem mais de 7600 kills conta sua incrível história

Depois de perder a visão para o câncer, ele estava preocupado que “não pudesse mais jogar video games”, mas com muito trabalho e dedicação ele “aprendeu a jogara Street Fighter II no SNES apenas se guiando pelos efeitos sonoros”.

Ele então ‘começou a jogar Street Fighter V em agosto de 2016 e começou a jogar online em outubro’, depois que sua namorada comprou para ele um PS4 para ajudá-lo em um período difícil e porque ela ficou impressionada com suas habilidades no game de SNES.

Foi quando tudo ficou sério para o Sven. Depois de apenas um ano, ele começou a competir em torneios profissionais e derrubar alguns dos melhores jogadores do mundo. No torneio Sonic Boom, em Madri, na Espanha, o público ficou surpreso ao ver o jogador derrotar o adversário Musashi.

O desempenho de Sven como seu personagem favorito, Ken, foi demais para Musashi, e ele venceu o melhor de três jogos por 2-0. “Eu lembro que fiquei tão feliz quando ganhei meu primeiro jogo”, disse ele.

Mas como ele faz para jogar apenas se guiando pelo som? A OddityCentral já separou a ciência por trás disso, então aqui está um resumo:

A audição e a visão são processadas pela mesma parte do cérebro, mas quando alguém não tem nenhum estímulo visual, o poder extra do cérebro muda diretamente para o seu input auditivo.

Isso significa que o jogador cego basicamente tem audição “sobre-humana” e é capaz de usá-lo para enganar seus oponentes, mas os cientistas do cérebro dizem que é muito mais do que apenas suas capacidades de som que são melhoradas.

A Dra. Corinna M. Bauer afirma: “Mudanças no cérebro que ocorrem como resultado da cegueira ocular precoce podem ser mais disseminadas do que se pensava inicialmente. Nós observamos mudanças significativas não apenas no córtex occipital (onde a visão é processada), mas também áreas envolvidas na memória, processamento de linguagem e funções motoras sensoriais.”

O jogador conta que espera encontrar um patrocinador para jogar e ajudar os outros. “Espero encontrar um patrocinador um dia. Além de ser um jogador profissional, gostaria de ajudar outras pessoas cegas a começarem a jogar. Estou pensando em promoção, workshops e tal.”

Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 11:29h.
2018-08-08 11:29:26