O Switch 2 teve a sua Nintendo Direct especial nessa semana, mas durante a transmissão nenhum preço acabou sendo revelado, nem mesmo o do console. Os preços só ficaram disponíveis ao público conforme as lojas de varejo foram adicionando os produtos em seus sites, e a notícia de que os jogos do console custarão 80 dólares a mais que o padrão atual da indústria, não deixou os consumidores felizes.
Mídias físicas serão mais caras que as digitais na Europa
A The Game Business conversou com o diretor de varejo, Nick Arran, da GAME, uma rede britânica de lojas de videogame, e ele defendeu a decisão da Nintendo de aumentar o preço dos jogos de Switch 2: “Parece caro, mas eu me lembro de ir até a Woolworths e gastar £50 em um Nintendo 64, e isso foi há quase 30 anos.“
“E os jogos precisam ficar mais caros. Como varejistas, estamos vendendo jogos pelo mesmo preço de 10 anos atrás, mas nossos custos continuam aumentando [e] os custos das publishers também estão subindo. É uma decisão ousada [chegar a] £75, mas isso realmente precisa acontecer.” Porém, nem tudo são flores, já que uma decisão da Nintendo prejudica diretamente as lojas físicas.
Na Europa, as mídias físicas dos jogos de Switch 2 estão mais caras que as mídias digitais. Na maior parte da Europa, a diferença chega a ser de 10 euros, e na Inglaterra é de 8 libras. Isso obviamente acaba incentivando o consumidor a ir procurar pelas versões digitais em vez das físicas.
“É um desafio”, admite Arran. “A Nintendo é predominantemente física, e tem orgulho disso. Fazer essa mudança antes da PlayStation e da Xbox — de que os jogos digitais serão mais baratos que os físicos — é uma decisão ousada e será um certo desafio para nós, como varejistas.“
“E é uma mensagem difícil para o cliente quando há diferenças de preço, caso ele prefira o formato físico. Vai ser interessante ver como isso se desenrola. Isso não vai nos impedir de apoiar o Switch 2 e a Nintendo. E espero que não tenha um impacto muito grande nas vendas físicas. Como varejista, o físico é obviamente importante para mim. Mas também acredito fortemente que os games são uma mídia importante que precisa existir em formato físico. Se você está gastando £75/£70 em um produto, é o valor tangível que pode ficar na prateleira e fazer parte da sua coleção. Espero que essa estratégia não afete isso.“
O diretor de varejo da GAME reforçou que entende a decisão por trás da diferença de preço, com cartuchos maiores e mais caros, mas que ainda assim é uma questão difícil.
- Nintendo Switch 2 terá menor autonomia de bateria que seu antecessor, confirma Nintendo
- Mario Kart World: Análise detalhada do trailer
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Analistas acreditam no sucesso do Switch 2 apesar do preço
Muitas pessoas esperavam que o Switch 2 chegaria às lojas por até 399 dólares, mas acabaram sendo surpreendidos com o valor de 450 dólares. Muitos acreditam que esse valor é consequência da medida de adoção de tarifas de importação de Donald Trump, que vem tarifando diversos países, incluindo o Vietnam, onde o console é fabricado.