Xbox Series S é o console de entrada da nova geração projetado pela Microsoft. Certamente sua enorme acessibilidade possui lados positivos e negativos. Um dos principais pontos negativos do aparelho é seu SSD de tamanho limitado. O console, que não vai ler mídias físicas, possui apenas 512GB de armazenamento. Este detalhe acabou gerando muita preocupação nos fãs da marca. Felizmente, a Xbox pensou em uma solução incrível para diminuir o impacto disto.
Os games no aparelho ocuparão cerca de 30% a menos de tamanho do que no seu irmão mais robusto. A solução foi pensada com a finalidade de manter a grande competitividade do console. Ela foi possível por que o console vai trabalhar numa resolução de 1440P e não 4K, permitindo que as texturas para ele ocupem menos espaço. A informação foi revelada por Jason Ronald, diretor dos programas Xbox, em uma entrevista com o IGN.
Embora ele mencionou que a solução exista, a Xbox não vai obrigar que as equipes as utilizem. Cada desenvolvedor vai escolher quais assets usar, portanto, vale a pena ficar de olho e, claro, cobrar cada equipe pela melhor otimização para o produto. A caráter de visualização, Cyberpunk 2077 deve ocupar cerca de 70GB nos HDs convencionais. Caso a equipe da CD Projekt otimize ele pro Series S, a versão do jogo no aparelho pode ocupar apenas 49GB, diminuindo o impacto de seu maior lado negativo.
Xbox Series S no Brasil
Apesar da Microsoft já ter revelado o preço do hardware no exterior, U$299,90, os fãs brasileiros continuam desamparados. Por aqui, ainda não existem informações acerca do valor, da data de início da pré-venda e até mesmo se o console vai chegar no lançamento global ou não. Alguns fãs e membros da indústria começaram a apontar que o silêncio da filial brasileira pode ser motivado por um problema jurídico. Aparentemente o console ainda não obteve a homologação necessária por parte da Anatel. Tudo o que nos resta é aguardar por mais informações oficiais e ficar na torcida para que tudo dê certo!