O atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald J. Trump, está impondo uma série de novas tarifas de importação a diversos países do mundo, como forma de tentar aquecer a economia americana e incentivar seus cidadãos a consumir mais produtos produzidos internamente, reduzindo a dependência de produtos importados.
Apesar de parecer uma boa ideia no papel, na prática essas tarifas podem trazer sérias consequências para a economia global, e a indústria dos videogames pode ser umas das mais afetadas com esses novos impostos.
Novas tarifas de Trump para importações da China podem atingir em cheio a indústria de videogames
Segundo a associação de comércio de videogames americanos ESA (Entertainment Software Association), as novas tarifas de importação impostas pelo governo americano de Donald Trump terão um grande impacto no mercado de videogames, podendo ocasionar o aumento de preços para o consumidor. Em especial, as novas tarifas impostas a China poderão ser as mais prejudiciais para a indústria, já que boa parte dos eletrônicos são produzidos no país, o que inclui videogames e seus periféricos.
Segundo a vice-presidente senior da ESA, Aubrey Quinn, em entrevista publicada pela Game File, hardware voltado para jogos, incluindo consoles, serão acertados em cheio com essas novas tarifas impostas por Trump a China e outros países que possuem fábricas de eletrônicos.
”Qualquer produto que um consumidor compraria provavelmente estará sujeito a muitas dessas tarifas anunciadas, todas agravadas uma por cima da outra”, disse Quinn.
Segundo a vice-presidente da ESA, a situação pode piorar dada a possibilidade que outros países possam aumentar suas tarifas de importação para produtos americanos, retaliando as medidas de Trump, piorando ainda mais o cenário atual. ”Eu acho que o que nós ouvimos ontem não é o fim da história, nem para os Estados Unidos, nem para outros países.”
Uma das soluções pode ser a transferência de várias dessas fábricas que hoje estão na China e outros países asiáticos para o território americano, o que é um dos objetivos de Trump com essas novas medidas. Segundo Quinn, apesar de ser uma solução simples no papel, não é algo que pode ser feito de maneira instantânea.
”Eu acho que toda companhia, toda indústria, o que inclui a indústria de videogames, precisa pensar sobre o que é melhor para os consumidores, melhor para os negócios, e o melhor para seus funcionários. Disse Quinn. ”Cadeia de suprimentos são complicadas e, certamente, não mudam da noite pro dia. Tudo o que está considerado ou decidido não pode ter uma virada rápida e não pode ter uma reação feita por impulso para nenhum anúncio em particular.”
Vários outros setores além dos eletrônicos serão afetados com essas novas tarifas, incluindo itens essenciais como grãos, carnes e outros produtos que impactam o dia-a-dia de qualquer cidadão em qualquer país do mundo.
- Nintendo Switch 2 tem pré-venda adiada nos EUA por conta de novas tarifas
- Jogadores criticam preços do Nintendo Switch 2 após revelação oficial
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Nintendo Switch 2 pode ser o primeiro afetado pelas novas tarifas de Trump
As novas tarifas impostas pelo governo americano ameaçam afetar os preços dos consoles e jogos atuais e futuros, podendo causar um aumento ainda maior do que vimos durante essa geração, com console saltando de 400 para 500 dolares e jogos indo de 60 para 70 dólares, o que é motivo de revolta de muitos jogadores até os dias hoje.
Após o anúncio de Donald Trump em relação as novas tarifas, a Nintendo suspendeu as pré-vendas do Nintendo Switch 2 nos EUA, que começariam no dia 9, com o objetivo de avaliar o atual momento do mercado e, ao que tudo indica, reajustar seus preços. O console tem sofrido críticas pelo seu preço sugerido de 450 dolares e por uma nova faixa de preço para alguns jogos, como Mario Kart World, que terá o preço sugerido de 80 dólares. Ainda não está claro se a Nintendo irá realmente ajustar os preços, e caso realmente o faça, qual serão os novos valores do console no EUA.
Essas novas tarifas de Trumpo podem afetar diretamente o mercado brasileiro de videogames, já que boa parte dos consoles e jogos vendidos em nosso território são importados do EUA, ou seja, serão revendidos por aqui com base no preço praticado nas lojas americanas, o que pode complicar ainda mais a situação dos gamers brasileiros.
Fonte: VGC