The Last of Us Parte 2 é um dos jogos mais aclamados da história dos videogames, tendo recebido o título de jogo do ano em 2020 pela crítica especializada.
Recentemente, a PlayStation lançou uma versão remasterizada do jogo para o PS5, com gráficos melhorados, novas funcionalidades no controle e um modo especial que permite escutar os comentários da produção, revelando as inspirações e os desafios dos desenvolvedores.
Um dos momentos mais marcantes do jogo é o seu final, em que vemos a protagonista Ellie sozinha em uma casa abandonada, tocando um violão que pertencia ao seu mentor Joel. Nessa cena, o diretor do jogo, Neil Druckmann, compartilhou pela primeira vez o seu significado e a sua intenção ao criá-la.
Segundo Druckmann, quando Ellie deixa o violão para trás e sai da casa, ela está mostrando que conseguiu perdoar Abby pelo assassinato de Joel e que está disposta a seguir em frente com a sua vida.
Isso abre a possibilidade de que, se houver um The Last of Us Parte 3 no futuro, a história possa envolver as duas personagens em uma mesma jornada. Ou pelo menos que elas não sejam mais inimigas mortais como foram no passado.