TOP 10 | Os melhores jogos de terror para jogar (ou rejogar) no mês das bruxas!

Os melhores jogos de terror para curtir em outubro

Outubro já chegou e trouxe com ele mais um Halloween. Mesmo que a data seja muito mais comemorada no exterior, é impossível não se levar pelo clima de bruxas, fantasmas e zumbis. É claro, não somos muito acostumados a sair por aí pedindo doce, mas com certeza o mundo dos jogos de terror sempre trouxeram o clima fantasmagórico para nossas telas e consoles.

Levando em conta esse evento anual, resolvemos selecionar dez jogos de terror que são bons para levar alguns sustos e se perder na diversão. É claro, alguns títulos podem ser velhos, mas se estão nesta lista, é porque não perderam o charme.

Vale lembrar que a lista é na opinião do autor, por isso, sinta-se livre para comentar abaixo!

Undead Nightmare

Jogos de terror: Undead Nightmare

As terras de Red Dead Redemption não são mais as mesmas. A expansão para Xbox 360 e PS3 trouxe zumbis, bruxaria e terror para os habitantes do Velho Oeste, incluindo John Marston.

Se tem uma coisa nesse mundo que merece reconhecimento, são as expansões da Rockstar. Apesar de simples, Undead Nightmare traz novas mecânicas e muitas, mas muitas referências aos filmes de terror, como A Madrugada dos Mortos.

Undead Nightmare não é apenas uma DLC, mas quase um jogo completo com sua própria história e, por essa razão, merece um lugar especial nesta lista.

Undead Nightmare é uma expansão para Red Dead Redemption, lançada para Xbox 360 e PS3.

Until Dawn

Jogos de terror: Until Dawn

Se o seu estilo é curtir sozinho uma boa história de terror moldável, com a namorada ou o namorado, ou os amigos, essa é a sua pedida. Until Dawn pega o sistema de escolhas conhecido de jogos da TellTale e Quantic Dreams, mas com o sistema muito mais otimizado. Neste jogo, você entra na pele de um grupo de jovens que resolvem passar parte do inverno no chalé das montanhas de um dos amigos. Sem contar muito, a história traz reviravoltas intensas, tensão e uma boa fatia de lendas americanas. Tudo com gráficos fiéis da geração em que se situa e uma história com ótimas referências aos clássicos.

Como disse acima, a experiência em Until Dawn é muito melhor quando compartilhada. É só definir quem estará no controle de cada personagem e, se morrer, fim de jogo para você!

Until Dawn é um exclusivo de PS4.

Silent Hill 2

Jogos de terror: Silent Hill 2

O segundo Silent Hill é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores clássicos no cenário dos jogos de terror. Infelizmente não há um remake do jogo na geração atual, e o mais perto que tivemos foi P.T, que explodiu nas redes, mas teve o projeto jogado fora depois da demissão de Kojima da Konami.

Em Silent Hill 2, entramos na pele de James Sunderland, um homem que resolve ir às nebulosas terras de Silent Hill depois de receber uma carta de sua esposa. O que deixa Sunderland confuso, já que sua esposa faleceu há três anos. A história é um dos maiores pontos do jogo e deve ser observada com calma; A atmosfera, por si só, traz um clima sombrio e melancólico, tornando os demônios de James ainda mais realistas. O famoso Pyramid Head, que até hoje assusta muita gente, é um dos pontos mais grotescos do jogo, mas com certeza não é o único.

Enquanto nada de novo sobre a saga chega, não vejo problema em retornarmos ao melhor survival horror da sua geração. Apesar da meĉanica ultrapassada, principalmente no combate, jogadores dos primeiros Resident Evil irão se familiarizar com os controles, já que em certos momentos o aspecto do ponto vista fixo é o mesmo. Por outro lado, nada se compara com a terrível sensação de estar na pele de Sunderland, sentimento que alguns jogos com gráficos atuais, não conseguem trazer.

Silent Hill 2 foi lançado para PS2 e Xbox. O Remake foi lançado para PS3, Xbox 360 e PC.

Outlast

Jogos de terror: Outlast

Outlast é um jogo de 2013 que se mantém assustador até os dias de hoje. Eu sei, pro cara que citou Silent Hill 2 ali em cima, pode não parecer grande coisa, mas é aí que você se engana. Com as ferramentas atuais e a grande quantidade de jogos de terror, Outlast mesmo assim conseguiu se superar e trazer uma experiência fortemente assustadora e única.

No jogo, você entra na pele de Miles Upshur, jornalista que recebe uma denúncia anônima de uma fonte denominada de “The Whistleblower” sobre um manicômio da região. Quando chega lá, o lugar está deserto, mas lotado de camburões da SWAT. No primor de seu instinto jornalístico, ele resolve encontrar uma maneira de entrar – e é aí que comete seu primeiro erro.

Assim como o pioneiro do gênero, Amnesia: The Dark Descent, Miles não pode combater seus inimigos, apenas fugir e se esconder. E é nos momentos de fuga e em esconderijos que cria-se um suspense aterrorizante. Outro detalhe importante é que Miles têm uma câmera de gravação com uma espécie de ‘visão noturna’. Através dela, é possível enxergar em  locais escuros, mas existe fator problemático: a bateria. Graças a isso, existe um senso de economia e tensão fortíssimos quando você se encontra quase sem bateria e, para econimizar, cede ao escuro absoluto.

Outlast têm uma boa dose de mistério, gore e jumpscares assim como seus sucessores. Sem nenhum exagero, posso confirmar que esse jogo pode surpreender até o menos sensível.

Outlast está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Resident Evil 2 – Remake

Jogos de terror: RE 2 Remake

Resident Evil é um clássico dos jogos de terror com ação, mas o segundo jogo em especial têm uma atmosfera mais amedrontadora e rica em suspense. Felizmente, em janeiro de 2019, a Capcom resolveu ouvir as preces dos fãs e entregar o mesmo título, mas otimizado, com mecânicas e gráficos melhorados.

No game, você entra na pele de um Leon S. Kennedy, novato na carreira de policial e, do outro lado do protagonismo, Claire Redfield, uma universitária que está em busca do irmão. Depois de um incidente em um posto de gasolina, os dois partem para o departamento de polícia da cidade de Raccoon, mas um evento acaba separando os dois e concedendo ao jogador o poder de escolher seu protagonista.

A jogabilidade de Resident Evil 2 é centralizada na resolução de quebra-cabeças e no combate. Com munição escassa e um inimigo invencível que vai te deixar ansioso, RE2 Remake é uma excelente escolha para curtir no seu quarto escuro ou com a galera.

Resident Evil 2 Remake está disponível para Xbox One, PS4 e PC.

Phasmophobia

Jogos de terror: Phasmophobia

Eu poderia mencionar qualquer jogo independente cooperativo que traz jogadores para cooperar, como SlendyTubbies ou Survivors ViY, mas estes jogos são de baixíssimo ou quase nenhum orçamento, logo, a qualidade não é a das melhores – apesar de que mais vale a diversão. Felizmente, um jogo acabou de viralizar bem a tempo de entrar nessa lista: Phasmophobia.

A premissa do game traz você e outros três amigos como investigadores paranormais. Em cada missão, vocês terão uma lista de equipamentos – liberados conforme as missões forem concluídas – para investigar locais assombrados por fantasmas e vender a informação aos caçadores de fantasmas. Phasmophobia lembra um pouco Pacify (sim, isso vale como menção honrosa), mas ainda supera grandemente em qualidade.

Se interessou? Chame três amigos e #partiufotografarfantasmas!

Phasmophobia está disponível para PC.

Resident Evil 7: Biohazard

Jogos de terror: RE7 Biohazard

Antes de mais nada: não, não sou tão fã de Resident Evil quanto parece, mas vale muito a pena mencionar esse título nesta lista. Resident Evil 7: Biohazard trouxe de volta a sensação de jogar os primeiros jogos da franquia. Esse, no entanto, assume a perspectiva de primeira pessoa e traz forte semelhanças com títulos de survival horror.

Na história, você é Ethan, um rapaz que é atraído até uma fazenda em Luisiana por uma mensagem suspeita da sua esposa, Mia, que desapareceu há três anos. Ao chegar lá, você encontra Mia acorrentada no porão de uma casa abandonada. A felicidade de encontrar a esposa acaba rápido quando, de repente, Mia ataca Ethan e decepa sua mão. Na fuga, a casa não é mais “tão” abandonada assim e a família que ali reside transforma Ethan em seu mais novo prisioneiro.

Apesar da mudança drástica desde o último lançamento da franquia, Resident Evil 7 mantém quase todos os aspectos do jogo, como as ervas de cura, organização de inventário e os puzzles clássicos. A atmosfera, no entanto, é mais sombria e oferece a possibilidade de agir de maneira furtiva ou evasiva, além da combativa.

Resident Evil 7: Biohazard está disponível para Xbox One, PS4 e PC.

Amnesia: The Dark Descent

Jogos de terror: Amnesia: The Dark Descent

Pouco antes de Outlast, Amnesia surgiu com uma premissa inovadora para os jogos de terror: um protagonista que só pode fugir e se esconder. Imediatamente o jogo se tornou um sucesso do gênero, não à toa, foi um dos jogos que PewDiePie mais jogou até atingir o sucesso de hoje em dia.

Amnesia: The Dark Descent se passa no ano de 1839 e conta a história de Daniel, personagem que acorda desorientado e com a sensação de que está sendo perseguido por algo. Com o desenrolar do jogo, suas suspeitas se tornam realidade e ele descobre que faz parte de algo maior.

Podendo se esconder em armários, pegar, jogar  objetos e acompanhado da boa e velha lamparian, o jogo da Frictional Games (Penumbra) consegue cativar o jogador a avançar mais e mais. O progresso, no entanto, não é tão fácil: além dos puzzles, o jogador deve estar atento não só a sua vida e aos monstros que ali habitam, mas com a sanidade do personagem, que pode dificultar a ambientação.

Infelizmente, os sucessores de Amnesia, apesar de divertidos, não obtiveram tanto êxito na crítica.

Amnesia: The Dark Descent está disponível para PS4 e Xbox One (Amnesia Collection) e PC.

Dead By Daylight

Jogos de terror: Dead by Daylight

Se você busca um jogo simples, sem muita história e para jogar com os amigos online, essa é a melhor recomendação. Dead by Daylight é um dos melhores jogos de terror com multijogadores (pelo menos até agora). A mecânica de sobrevivente vs. assassino ainda é extremamente divertida, principalmente entre os amigos.

No jogo, você e mais quatro amigos entram num cenário onde um será o assassino e os outros terão de sobreviver e escapar. A premissa é simples: existem 5 geradores no cenário, basta consertá-los para abrir os portões e, então, fugir. Apesar de parecer fácil, os sobreviventes não podem lutar contra o assassino, que está equipado com poderes especiais. Tudo se resume em fugir, se esconder e, se necessário, colocar obstáculos no caminho.

As partidas são rápidas, o game está barato e recebeu recentemente crossplay entre consoles e computadores, portanto, é só reunir a galera e jogar!

Dead By Daylight está disponível para Xbox One (incluso na Gamepass até o momento da escrita desta matéria), PS4 e PC.

Alien Isolation

Jogos de terror: Alien Isolation

No último item da lista, subimos o escalão! O vencedor do BAFTA por melhor áudio, Alien Isolation, é o primeiro jogo bem sucedido inspirado na saga de filmes e, se me cabe dizer, é o que melhor reproduz o suspense de Ridley Scott.

No jogo, você entra no papel da filha de Ellen Ripley, Amanda Ripley. Quando um sintético avisa Amanda que a caixa-preta da nave na qual Ellen Ripley estava foi encontrada, ela adentra um grupo de expedição e parte para a estação espacial que localizou e recuperou a caixa. As coisas, no entanto, não correm como esperado: a estação estava danificada e escombros separaram Ripley da equipe. Sozinha, ela precisa encontrar uma maneira de sobreviver ao mesmo mal que danificou, desertou e quase erradicou os humanos da estação.

O diferencial do título para com os outros é o fato de que ele mais chega perto do filme de Ridley Scott e deixa o suspense superar a ação. O game conta com um arsenal de armas, mas são apenas efetivas para eliminar outros seres humanos – algo que é opcional. Sendo assim, boa parte do jogo é baseada na furtividade. Entretanto, existe um detalhe que dificulta ainda mais as coisas: o Alien é extremamente inteligente. A  IA da criatura melhora a cada encontro e, com o decorrer do jogo, distrações óbvias podem parar de funcionar.  Portas e dutos de ar que foram abertas por você recentemente, por exemplo, podem comprometer sua presença.

Para deixar a experiência mais intensa, existe a possibilidade de utilizar um microfone (ou Kinect, no caso do Xbox) para aumentar a imersão no jogo: se você fizer um barulho no seu quarto, o jogo te ouvirá.

Alien Isolation está disponível para Xbox One, PS4 e PC.

Menção Honrosa: P.T

Jogos de terror: P.T

P.T foi uma demonstração que surgiu há alguns anos na PS Store. Boa parte da jogatina era um mistério: o personagem começava em uma casa e, conforme caminhava pelo corredor, coisas estranhas começavam a acontecer. Por fim, depois de um breve encontro com o fantasma, um clipe curto mostra que tudo se trata apenas de uma demo do próximo Silent Hill, projeto que incluiria Norman Reedus como protagonista e Guillermo Del Toro no projeto. Embora curta, a gameplay cumpre bem o papel de prévia e te deixa querendo mais daquele terror, mas infelizmente a sequência se tornou um sonho distante desde que a Konami encerrou o projeto e demitiu Hideo Kojima.

PT não está mais disponível para download.

E aí? O que achou da nossa lista de jogos de terror? Sinta-se livre para dar novas sugestões aí embaixo!

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: