A Marvel é conhecida por ter uma legião de heróis extremamente carismáticos e humanos, com problemas e cotidiano por muitas vezes parecidos com o que enfrentamos no mundo real. Porém, todo grande herói precisa de um vilão a altura, e é sobre eles que falaremos hoje.
Nesse top 5, falaremos sobre os mais ameaçadores vilões do Universo Marvel e seus feitos mais notáveis nos quadrinhos, deixando o MCU um pouco de lado.
Confira a nossa lista dos melhores vilões do Universo Marvel
Thanos
O Titã Louco é com certeza figurinha carimbada em toda lista de melhores vilões da Marvel. Quase sempre ligado as joias do infinito, Thanos representa uma ameaça cósmica extremamente temida pelos 4 cantos do universo.
Criado por Jim Starlin e Mike Friedrich em The Invincible Iron Man #55 de 1973, Thanos realizou diversas façanhas na tentativa de agradar sua amada Morte. A ascensão do vilão como ameaça cósmica do universo Marvel começou em Thanos Quest (Thanos: Em Busca do Poder no Brasil), publicada em 1990, história que mostra a busca de Thanos pelas joias do infinito por toda a galáxia.
O diferencial da conclusão da primeira Saga do Infinito, é que assim como no MCU, Thanos vence e consegue reunir todas as joias, dando seu lendário estalo que resulta na dizimação de 50% de toda a população da galáxia para agradar a sua amada Morte, o consolidando como um dos vilões icônicos de todos os tempos.
Além disso, o vilão é responsável pela imortalidade de Deadpool, que teve um romance com a entidade da qual o titã louco desesperadamente tenta agradar. Como forma de separar os dois, Thanos condena o mercenário tagarela a vida eterna, fazendo com que ambos nunca mais se encontrassem.
Thanos também fez parte da Cabala, um grupo de super-vilões criado como contraparte aos Illuminatis, criado por Namor e Norman Osborn durante o Reinado Sombrio, que foi novamente reunido para combater as incursões, que resultariam em Guerras Secretas.
Norman Osborn
Norman Osborn apesar de ser um humano comum, é um dos mais perigosos vilões do universo Marvel. Apesar de também atuar sob a personalidade de Duende Verde, os feitos mais notáveis de Osborn se dão pelo seu lado manipulador sem a influência do Duende.
O vilão aproveitou a divisão dos vingadores e demais heróis após os acontecimentos de Guerra Civil e Invasão Secreta, resultando na fase conhecida como Reinado Sombrio. Com a ausência dos Vingadores, Norman Osborn se apossou de toda a tecnologia Stark, ganhando a confiança do governo americano e tomando o controle da H.A.M.M.E.R, criado sua própria versão dos Vingadores com vilões tomando o lugar dos heróis.
Assumindo a identidade de Patriota de Ferro, Norman liderou os Vingadores Sombrios com mãos de ferro. O novo time era composto por Rocha Lunar se passando pela Capitã Marvel, Venom como Homem-Aranha, Mercenário como Gavião Arqueiro e Daken assumiu o lugar de seu pai como novo Wolverine.
Tambén nesse período Norman fundou a Cabala, um alto conselho que tinha como membros os principais vilões da Casa das idéias, como Loki, Namor e Doutor Destino. O grupo tinha como objetivo controlar o mundo pelas sombras, decidindo questões sobre guerras e demais atritos políticos e sociais.
Apesar de Norman e os vingadores sombrios terem sido derrotas após tentarem dominar Asgard, o vilão se provou ser um dos vilões mais perigosos graças a seu poder de manipulação e intelecto, sendo capaz de enganar governos e outros heróis como o Sentinela caso tenha a oportunidade para tal.
Doutor Destino
O arquirrival de Reed Richards e do Quarteto Fantástico é com certeza um dos mais fascinantes vilões de toda a Marvel. Sendo o responsável pelas melhores histórias do Quarteto, Victor von Doom foi o principal vilão de uma das melhores mega-sagas de todos os tempos: Guerras Secretas.
Ao perceber que todas as realidades do universo estavam a beira da destruição graças as incursões, Destino passa a investigar meticulosamente os acontecimentos, o que leva o vilão a descobrir sobre a existência de uma raça chamada de Beyonders e de seu arauto, o homem-molecular, que age como gatilho para iniciar as incursões. A partir dessa descoberta, Destino consegue obter os poderes dos Beyonders, se tornando um ser com poder ilimitado, podendo alterar até mesmo a realidade multiversal. Com tamanho poder, Destino acaba salvando o multiverso, criando um novo mundo a sua vontade.
Esse novo mundo chamado de ‘’Mundo Bélico’’ é formado por retalhos de varias realidades alternativas, entre elas Zumbis Marvel e o mundo do Velho Logan. Sem memórias de suas vidas antes da criação do Mundo Bélico, Destino é adorado como um Deus nesse novo mundo, e tomou Susan Storm como sua esposa.
Eventualmente o vilão é derrotado por Reed Richards, que após um embate filosófico que leva o vilão a reconhecer a superioridade moral e heroica do líder do Quartato, reconstrói o Universo Marvel, dando início a uma nova era dos quadrinhos da Casa das Ideias, encerrando o que pra muitos foi considerada uma das melhores mega-sagas e história do Quarteto Fantástico de todos os tempos.
Mephisto
O demônio Mephisto é um dos vilões mais aguardados para dar as caras no MCU, e os motivos para essa espera é o que não faltam. O vilão é o responsável pelo infame arco de história One More Day do Homem-Aranha, que obriga o herói a tomar uma decisão que poderá impactar o resto de sua vida.
Ao descobrir que a Tia May tem uma doença incurável, Peter em um ato de desespero procura o demônio para barganhar um pacto e salvar sua tia. Porém, o preço pedido pelo demônio era alto demais: em troca da vida de Tia May, Peter e Mary Jane esqueceriam que foram casados, na verdade ambos esqueceriam completamente da existência um do outro.
O trato era simples: Peter não se lembraria dessa barganha, sequer se lembraria daquele momento, porém o demônio faria questão que um pequeno fragmento da alma de ambos se lembrasse de tudo o que perderam, e o grito de desespero desse pequeno fragmento era tudo o que Mephisto queria. Esse era o preço a ser pago pela vida de Tia May, preço que foi aceito por Peter e MJ.
Mais tarde fora revelado que o plano de Mephisto, na verdade, era evitar o nascimento da filha de Peter Parker com Mary Jane, que segundo visões do futuro, seria a responsável pela sua derrota e queda definitiva.
O demônio também ilustra vários momentos memoráveis em histórias dos mutantes, sendo um dos vilões principais do arco dos Novos Mutantes entre 2009 e 2012.
Mephisto é responsável em partes pelos acontecimentos de Dinastia M, já que os filhos de Wanda Maximoff eram, na verdade, dois fragmentos da alma do demônio, o que contribuiu para o eventual surto da heroína que resultou na emblemática saga dos mutantes, que resultou na quase extinção deles por anos nos quadrinhos.
Apocalipse
Conhecido como o primeiro mutante do Universo Marvel, Apocalipse é um mutante de nível ômega nascido no antigo Egito. Abandonado para morrer no nascimento, o mutante foi encontrado por Baal das Areias, que o nomeou Em Sabah Nur (A Luz da Manhã).
Ao atingir a idade adulta e o que acreditava ser o ápice de seu poder, o vilão desafiou o faraó Rama-Tut, que tentou convencer o mutante a aceitar uma aliança. Apocalipse negou o trato, o que fez com que Rama-Tut se revelasse como Kang, um viajante do tempo que voltou ao antigo Egito em uma de suas varias tentativas de conquistar o mundo.
Kang sem querer despertou o poder da imortalidade em Apocalipse ao atingi-lo com uma arma de energia futurista, tornando o mutante ainda mais poderoso. Sem outra alternativa, Kang fugiu, deixando o caminho livre para que Em Sabah Nur se tornasse o novo faraó.
Temido por parte do povo egípicio, Apocalipse foi traído e selado, sendo despertado séculos mais tarde por Sinistro, que se tornaria seu servo em troca de poder.
Anos mais tarde, Sinistro orquestrou o nascimento de Nathan Summers, com o intuito de criar um mutante que pudesse derrotar Apocalipse. No entanto, Apocalipse sentiu o imenso poder da criança assim que a mesma saiu do trabalho de parto, o que levou o vilão a infectar o bebê com um vírus tecno-orgânico. Essa criança então foi levada ao futuro para que recebesse tratamento adequado, se revelando como Cable algum tempo depois.
O vilão é o principal algoz de uma das principais sagas dos mutantes, A Era do Apocalipse, se tratando de uma linha do tempo alternativa criada por Legião. Nessa realidade paralela, Apocalipse governa o mundo com mãos de ferro ao lado de seus 4 cavaleiros, jogando todo o mundo no caos.
Apesar dos esforços de Colossus, Kitty Pride e Magneto, os x-men dessa realidade não eram pareos para o mutante e seu cavaleiros, que foram dizimados durante um ataque de Nêmesis, filho de Apocalipse.
Apocalipse eventualmente fora derrotado, mas isso não significava a vitória dos x-men, já que após a queda do vilão, o Alto Conselho Humano resolveu varrer o que restou do reinado de Apocalipse da terra, lançando dezenas de bombas nucleares, matando todos os mutantes. Tudo só foi resolvido após Bishop conseguir voltar no tempo e matar Legião, impedindo que essa nova realidade fosse criada.
O vilão voltaria a ser uma ameaça após as Guerras Secretas, na saga Apocalypse Wars, que colocou os mutantes novamente a beira da extinção em meio a uma nova ascensão do primeiro mutante da história.
Fonte: Marvel Wiki
E esse foi o nosso top 5 vilões da Marvel. E aí, concorda com a nossa lista? Trocaria alguém? Deixa nos comentários a sua opinião!
Confira outros conteúdos sobre Marvel:
- Deadpool & Wolverine ganha novo trailer!
- Quem é Cassandra Nova? Vilã de Deadpool e Wolverine
- Deadpool e Wolverine não exige conhecimento do MCU, diz diretor
- Marvel reduzirá produções por ano para focar na qualidade
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!