“Nós ouvimos vocês. Pedimos desculpas pela confusão e angústia causadas…” Perfil oficial da Unity
A Unity anunciou que desistirá da sua política de taxas para jogos criados com o seu motor gráfico. A empresa decidiu recuar após uma enorme reação negativa da comunidade de criadores de jogos, que considerou a política injusta e prejudicial.

Em um tweet, a Unity disse que “escutou a opinião da comunidade” e que “fará alterações na política”. A empresa não especificou quais serão as alterações, mas disse que compartilhará mais informações nos próximos dias.
We have heard you. We apologize for the confusion and angst the runtime fee policy we announced on Tuesday caused. We are listening, talking to our team members, community, customers, and partners, and will be making changes to the policy. We will share an update in a couple of…
— Unity (@unity) September 17, 2023
A política original da desenvolvedora previa a cobrança de uma taxa sobre novas instalações de jogos que atingissem determinados número de instalações, no valor de US$0,20. A taxa seria cobrada uma única vez e não seria aplicável a cenários como reinstalações, testes/demonstrações, jogos baseados na Web ou em streaming e cópias digitais distribuídas através de iniciativas de caridade.

Apesar dessas exceções, a política foi fortemente criticada pela comunidade de criadores de jogos. Muitos desenvolvedores ameaçaram migrar para o Unreal Engine da Epic Games, que não cobra taxas.
A responsabilidade pelo pagamento recairia sobre os serviços de assinatura, sendo suportada pelo proprietário do serviço, como no caso da Microsoft com o Game Pass ou da Playstation Plus por exemplo.
O que isso significa para os criadores de jogos?
Caso a Unity realmente reverta essa política de taxas, os criadores de jogos que usam o motor Unity não terão que se preocupar com custos adicionais para distribuir seus jogos. Isso é uma notícia positiva para desenvolvedores independentes, que muitas vezes têm orçamentos limitados.
Confira mais conteúdos abaixo:
- Resident Evil 4 Remake: DLC da Ada ganha gameplay com novos cenários
- The Elder Scrolls VI será exclusivo do Xbox e PC
- Desenvolvedor de Star Fox diz estar “Confiante com a volta da franquia”
- Marvel’s Spider-Man 2: O simbionte exigiu um trabalho extra da Insomniac Games
- Os Mercenários 4 mostra um novo personagem em ação em seu novo teaser, confira!
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!