Pesquisar

Viking: equipe de e-sport brasileira recebe o ok da NFL para o uso do nome

Viking Gaming recebeu e-mail com proposta de acordo da liga de futebol americano na etapa final do registro de marca no Brasil

No início do ano, o time Viking Gaming, que desponta no cenário dos jogos Valorant e Free Fire, recebeu um e-mail inesperado referente ao registro da sua marca, processo corrente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A mensagem, enviada pelo representante nacional da NFL, liga de futebol americano mundialmente famosa, dizia respeito ao uso da marca. A NFL é detentora do time Minnesota Vikings. Apesar da marca ter registro em todo o planeta, o registro da marca para o time brasileiro foi autorizado.

Ao invés de protocolar oposição ao registro de marca do time nacional, a NFL fez condições, solicitando o comprometimento de que o Viking Gaming não faria uso da marca de forma a criar alguma confusão com o time de futebol americano. Uma das solicitações veda o uso das cores roxo e ouro, combinação característica do Minnesota Vikings. “É comum empresas manterem serviços globais de monitoramento sobre suas marcas, mas foi a primeira vez que vimos um acordo de convivência/coexistência de marcas entre um time de esports que busca se profissionalizar no Brasil e a NFL”, afirma Rodrigo Araujo, advogado da Profit Pro Player, que assessora a Viking Gaming.

O acordo foi comemorado pelo time brasileiro, já que deve proporcionar maior celeridade no processo de registro da marca junto ao INPI. “Tal acontecimento apenas afirmou que estamos trilhando o caminho certo quando da profissionalização do cenário de esports, visto que marca é um bem importante para uma empresa, leia-se time, que futuramente visa proteger esse seu ativo com objetivo de auferir proveito financeiro resultante do crescimento de sua marca”, conclui Profit Pro Player.

Sobre o Viking Gaming

Viking Gaming é uma organização de esportes eletrônicos fundada em novembro de 2019 por Italla Eny, conhecida como “Eny”, e por Izânio Cabral, conhecido como “IzyBjorn”. Atualmente o time conta com lines de Valorant e Free Fire; todos participam de campeonatos amadores e oficiais das respectivas modalidades.

A dupla iniciou o projeto após experiências frustrantes com outras organizações de eSports. Apesar de ainda não receber investimento, a dupla Eny e IzyBjorn investe na profissionalização do time. Além do processo de registro de marca, o time Viking tem pessoa jurídica constituída, programa de Governança Corporativa e Compliance, além de contratos formais com os proplayers, coach e streamers. Os membros do time contam também com acompanhamento psicológico semanal. “Temos planos de, em 2021, fundar uma gaming house em São Paulo, tudo com investimento próprio”, conta Eny, que atualmente reside em Goiás.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: