A realidade virtual (VR)provavelmente nunca foi mais atraente para o mercado geral do que é atualmente, graças ao hardware de VR de mercado de massa mais barato sendo finalmente disponibilizado, e ao lançamento de alguns aplicativos assassinos de realidade virtual como o Astro Bot para o PlayStation VR. E, no entanto, em meio a essa nova onda de entusiasmo pelo mercado, surge o sombrio pronunciamento sobre as perspectivas atuais de uma empresa que, anteriormente, havia pulado de cabeça para apoiar o desenvolvimento de jogos de VR.
O CEO da CCP Games, Hilmar Veigar Pétursson, falou sobre o estado do mercado de realidade virtual em uma entrevista com a Destructoid. “Esperávamos que a RV fosse duas a três vezes maior do que era, ponto final. Você não pode construir um negócio sobre isso ”, disse ele, falando de onde o mercado está atualmente.
Ele também diz que as vendas de hardware de RV, como os 3 milhões de unidades vendidas pelo PlayStation VR, podem não ser necessariamente indicativas do mercado de VR como um todo – já que muitas pessoas compram um fone de ouvido para a novidade e depois continuam realmente usando depois.
“O importante é que precisamos ver as métricas para usuários ativos de RV. Muitas pessoas compraram fones de ouvido só para experimentá-lo. Quantas dessas pessoas são ativas? Descobrimos que, em termos de nossos dados, muitos usuários não eram.”