O Steam Deck, anunciado na última quinta-feira (15), foi descrito como “um poderoso PC portátil all-in-one” capaz de executar os jogos AAA mais recentes da Steam.

O aparelho executa SteamOS da Valve baseado no Linux, permitindo que os jogadores acessem facilmente sua biblioteca de jogos Steam e possibilitando executar todos os jogos da plataforma sem grandes problemas.

A própria Valve deixou bem claro que o Steam Deck é um PC aberto e será capaz de executar outros hardwares e, segundo a IGN Americana, o aparelho é capaz de instalar uma versão do Windows.

Com essa instalação os jogadores poderão ter acesso à Microsoft Store e o serviço do Game Pass. No mínimo, parece que os usuários poderão transmitir o título do Game Pass pela nuvem através de um navegador da Web.

Falta mencionar que o diretor da Epic Games ficou bem animado com o console e achou incrível a jogada de permitir que os jogadores possam instalar o software que quiserem, inclusive da Epic Games.

O Steam Deck está previsto para chegar em dezembro desse ano, por enquanto sem previsão de lançamento oficial no Brasil. E você está animado com o Steam Deck?