A Microsoft vem adotando recentemente o slogan “Isto é um Xbox”, algo que indica que qualquer plataforma ao seu alcance tem potencial para ser a escolha do usuário na crescente biblioteca da Xbox Game Studios. Um dos fatores que possibilitam que esse slogan se torne realidade é o Game Pass, que traz diversas maneiras de ser utilizado, mesmo que o usuário não possua um console da Microsoft. Além disso, cada vez mais títulos da plataforma têm sido portados para PC e até mesmo para sua principal concorrente, o PlayStation. Além da confirmação de Indiana Jones and the Great Circle para PS5, existem rumores de que Forza Horizon 5 será lançado na plataforma rival em breve.
Segundo Jez Corden, editor executivo do portal Windows Central, em breve a Xbox não estará mais “obrigando” seus estúdios a manter jogos exclusivos na plataforma por muito tempo. Ao responder a pergunta de um internauta no X (antigo Twitter) sobre por que a Microsoft mantém alguns jogos no Xbox enquanto outros são portados para o PlayStation, Corden revelou que todos os títulos acabarão chegando à plataforma da Sony mais cedo ou mais tarde.
Eles não querem impor isso (multiplataforma) a equipes que ainda não estão preparadas para o desenvolvimento simultâneo de multiplas plataformas. Mas a era em que o Xbox tinha exclusividades permanentes para consoles acabou.
A estratégia do Xbox não é nenhuma novidade
Uma discussão completa sobre esse tópico levaria diversos dias para ser concluída, com internautas e jornalistas expressando opiniões distintas sobre o tema. Ainda assim, não seria uma surpresa que pegasse todos os jogadores desprevenidos. Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, já fez várias declarações sobre a unificação das plataformas, sendo um dos principais defensores do crossplay na maioria dos jogos. Além disso, ele afirmou que não há limites para os exclusivos do Xbox que possam ser lançados no PlayStation no futuro.
- Xbox Game Studios será liderada por veterano da Rare
- Tom Warren diz que slogan “Isso é um Xbox” fará mais sentido em breve
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
A Xbox também foi pioneira no sistema de jogos por nuvem, permitindo que muitos jogadores, que nunca sequer cogitaram adquirir um console, independente da marca, pudessem aproveitar uma vasta biblioteca de jogos. Essa biblioteca recebe atualizações a cada 15 dias, com títulos entrando e saindo do catálogo frequentemente.
O fato é que todo console possui diversos jogos divertidos e engajantes para todos os tipos de público. No entanto, por serem exclusivos, esses jogos muitas vezes são ignorados ou menosprezados por jogadores que nunca terão a oportunidade de experimentá-los, simplesmente por pertencerem a uma “plataforma rival”. Talvez a estratégia da Microsoft pareça estranha para alguns, mas não deveria causar surpresa.