Não é surpresa que a Xbox esteja enfrentando dificuldades desde o início da nova geração. Desde as baixas vendas de consoles até a falta de grandes lançamentos no início da vida útil do console, esta geração tem sido desafiadora para a Microsoft. Em resposta, a empresa tem buscado se reestruturar, desde os próprios consoles até seu carro-chefe, o serviço de assinatura Xbox Game Pass.
A concorrência entre Xbox e PlayStation é intensa há muitos anos. No entanto, de acordo com Michael Flatt, diretor de marketing da Xbox para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), a maior dificuldade da divisão Xbox no momento, em comparação com a PlayStation, é o marketing. Flatt afirma que a equipe acaba tendo que “improvisar muito” para conseguir recursos para investir em marketing, algo que aparentemente a PlayStation tem de sobra.
Durante uma entrevista com a Marketing Week, Michael Flatt comentou: “Do ponto de vista do financiamento, temos de trabalhar arduamente contra a nossa concorrência.” Ele se refere a PlayStation “infelizmente gasta mais do que nós.” Segundo Flatt, a PlayStation dispõe de fundos de marketing que a Xbox não pode usufruir, o que obriga sua equipe a adotar uma abordagem mais responsável em termos orçamentais.
Essa situação levanta muitas questões. Como é possível que uma das maiores empresas do mundo no ramo de tecnologia não forneça recursos adequados para sua divisão EMEA gastar com marketing, especialmente quando esta é uma das peças fundamentais na disputa entre PlayStation e Xbox?
Qual a estratégia para o futuro do Xbox?
Com uma grande leva de lançamentos preparada para 2024 e 2025, a Xbox continua mirando na expansão do seu serviço de assinatura, o Game Pass. Para isso, é necessário agregar ao catálogo títulos populares que atraiam a atenção do público, como “Call of Duty Black Ops 6,” “Indiana Jones” e “Avowed,” que serão lançados ainda este ano e estarão disponíveis no dia do lançamento para os assinantes.
- Xbox Game Pass pode ter anúncios no futuro
- Microsoft prometeu que não iria aumentar o Game Pass, mas aumentou
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
No entanto, será que o público da região EMEA está ciente disso? Com o investimento em marketing na região sendo fraco, é provável que as recentes mudanças no modelo de assinatura do Game Pass não tenham sido comunicadas de forma clara aos usuários. Além disso, muitos podem não saber que “Call of Duty Black Ops 6” estará disponível para todos no dia do lançamento. Isso reforça os rumores de que a Microsoft está preferindo direcionar seus recursos de marketing para os EUA, em detrimento da região europeia. Quanto aos próximos passos, resta-nos apenas aguardar para ver como a empresa vai abordar esses desafios.