Grande figura do lançamento catastrófico do Xbox One, Don Mattrick é lembrado por causa do desastre do Xbox entre 2010 e 2013 e a má gestão dos estúdios, em particular a Rare.
Mattrick liderou o Xbox por alguns anos antes de dar lugar ao atual líder, Phil Spencer. No entanto, a ironia da situação é que, quando ele costumava trabalhar na EA Canadá antes de ingressar na Microsoft, não tinha fé em um console criado pela Microsoft.
Seamus Blackley, um dos criadores do Xbox, relatou no Twitter como quando a Microsoft tentou falar com a EA Canada para lançar o console antes do lançamento do primeiro Xbox, Mattrick tentou bloqueá-los, acreditando que o Xbox nunca iria vingar.
Eu nunca tinha falado sobre isso antes, mas a ironia de Don Mattrick como diretor do Xbox foi enorme para mim: quando eu vim pela primeira vez para a EA Canadá para apresentar a ideia de um console da Microsoft, quase me impediu de falar com a empresa porque ele não estava convencido de que isso era possível. Estava tenso.
Mattrick iria então afundar o console que ele não acreditava ser possível apenas alguns anos depois; Felizmente, Spencer apareceu e salvou a empresa e o console.