Na E3 2018, a Microsoft anunciou a compra de alguns estúdios como a Ninja Theory, Playground Games, Undead Labs e Compulsion Games, e a formação da The Initiative. Em novembro do mesmo ano, a Microsoft anunciou as aquisições com a Obsidian Entertainment e a inXile Entertainment.
Com a Xbox Game Studios agora com 15 estúdios, Phil Spencer, em entrevista ao jeuxvideo, revelou que o objetivo é lançar quatro ou cinco jogos AAA no Xbox e Game Pass todos os anos.
Ele está dando aos estúdios liberdade criativa sobre o que eles querem desenvolver. Um exemplo disso é a Obsidian Entertainment, que lançou recentemente o RPG The Outer Worlds, e no X019 anunciou o jogo de sobrevivência Grounded.
“Ter um fluxo constante de ótimos jogos de saída na plataforma Xbox e no Game Pass é essencial para nós”, disse Spencer.
“Nosso objetivo é trazer quatro ou cinco novos grandes jogos para a plataforma a cada ano. (…) Não temos uma fórmula imposta em termos de tamanho da equipe, estilo de jogo, classificação ou gênero. Damos a nossa equipes muita liberdade criativa sobre o que eles querem criar.”
“Deixamos nossos estúdios decidirem em quais franquias eles querem trabalhar”, acrescentou. “Cada vez mais, os líderes de nossas equipes se reúnem e discutem oportunidades entre estúdios, para que, talvez, uma certa franquia pertencente a um estúdio seja tomada e assumida por outro. Essas são oportunidades que queremos aproveitar sem nos sentirmos forçados”.