No começo do ano, a Xbox já havia sofrido uma imensa onda de demissões, demitindo 1900 funcionários após a compra da Activision Blizzard. Em um novo e-mail enviado para os funcionários na data de hoje, e que foi compartilhado com a Windows Central, Phil Spencer afirma a necessidade de demitir mais 650 funcionários ao longo de toda Microsoft Gaming, o que inclui: ZeniMax Media, Activision, Blizzard e a própria Xbox Game Studios.
Spencer destacou que nenhum estúdio estaria sendo fechado, e que a maioria dos cargos afetados seriam do setor de recursos humanos, marketing e financeiro. Apesar do declínio nas vendas do hardware em relação a gerações passadas de consoles da empresa, os lucros tem sido mais altos do que nunca por conta de aquisições como a ZeniMax e a própria Activision Blizzard.
Jez Corden, da Windows Central, não vê motivo por trás de tantas demissões quando o financeiro da empresa parece estar indo muito bem graças a Activision, e também acredita que tantas demissões seguidas fortalece os argumentos da FTC de que a compra da publisher foi ruim para o mercado em geral.
- Jogos da franquia Final Fantasy podem estar chegando para Xbox
- Xbox terá transmissão durante a Tokyo Game Show
- Black Myth: Wukong não foi adiado no Xbox por limitações técnicas, confirma Microsoft
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Confira o e-mail de Phil Spencer para os funcionários da Xbox na íntegra
“Nos últimos meses, nosso objetivo tem sido minimizar as interrupções enquanto recebemos novas equipes e as capacitamos para realizar seu melhor trabalho. Como parte do alinhamento da nossa estrutura de equipe pós-aquisição e da gestão do nosso negócio, tomamos a decisão de eliminar aproximadamente 650 cargos na Microsoft Gaming — principalmente em funções corporativas e de suporte — para organizar nosso negócio visando o sucesso a longo prazo.
Sei que essa é uma notícia difícil de receber. Somos profundamente gratos pelas contribuições de nossos colegas que estão sendo informados sobre o impacto em seus cargos. Nos EUA, estamos apoiando-os com pacotes de desligamento que incluem indenizações, extensão de assistência médica e serviços de recolocação para ajudar na transição; fora dos EUA, os pacotes variam de acordo com a localização.
Com essas mudanças, nossas equipes e recursos corporativos e de suporte estão alinhados para um crescimento sustentável no futuro e podem apoiar melhor nossas equipes de estúdios e unidades de negócios com programas e recursos que possam crescer conforme as necessidades. Paralelamente, como parte da gestão do negócio, há impactos em outras equipes à medida que elas se adaptam a prioridades em mudança e gerenciam o ciclo de vida e o desempenho dos jogos. Nenhum jogo, dispositivo ou experiência está sendo cancelado, e nenhum estúdio está sendo fechado como parte desses ajustes hoje.
Ao longo da história de nossa equipe, tivemos grandes momentos e também momentos desafiadores. Hoje é um dos dias desafiadores. Sei que passar por mais mudanças como esta é difícil, mas, mesmo nos momentos mais difíceis, esta equipe tem demonstrado sua capacidade de se unir e mostrar cuidado e gentileza uns com os outros, enquanto continuamos a entregar para nossos jogadores. Agradecemos seu apoio enquanto navegamos por essas mudanças e agradecemos por sua compaixão e respeito por cada um.
Phil“