Um relato anterior de Jason Schreier já apontava que a Xbox pretendia fazer uma nova onda de demissões, e parece que o processo realmente teve início nesta semana. Um e-mail de Phil Spencer foi enviado aos funcionários, no qual o site Windows Central teve acesso graças a um funcionário anônimo, avisando sobre a nova leva de demissões.
10% dos funcionários da King devem ser mandados embora

De acordo com as informações obtidas por Jason Schreier, cerca de 10% de todos os funcionários da King, estúdio responsável por Candy Crush e outros jogos mobile da Activision. Isso corresponde a mais de 200 funcionários do estúdio, mas essa não é a única divisão que passará por demissões, com parte do setor de marketing da ZeniMax também sendo mandado embora.
As demissões na Xbox são parte de uma onda ainda maior de funcionários sendo dispensados, com a Microsoft como um todo terminando o contrato de em torno de 9 mil pessoas ao longo de várias divisões. Isso gira em torno de 4% do quadro de empregados da gigante americana.
No e-mail que foi enviado para os funcionários, Phil Spencer destaca que esse é um dos melhores momentos da história da Xbox, com a plataforma tendo mais jogadores, jogos e horas jogadas jamais vistas. Mas que, mesmo assim, precisarão pensar em estratégias para o futuro, e para isso, essa onda de demissões é necessária.
“Reconheço que essas mudanças acontecem em um momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e cronograma de lançamentos de jogos nunca estiveram tão sólidos. O sucesso que estamos vendo atualmente é resultado de decisões difíceis que tomamos no passado. Precisamos fazer escolhas agora para garantir o sucesso nos próximos anos, e uma parte fundamental dessa estratégia é ter disciplina para priorizar as oportunidades mais promissoras.” Diz trecho do e-mail.
- Microsoft planeja novas demissões na divisão Xbox, segundo sites; Operações na Europa podem ser prejudicadas
- “É difícil ver a Xbox confusa sobre quem é e quem deveria ser” diz ex-CEO da Blizzard
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
É a quarta onda de demissões na Xbox em 2 anos

Em janeiro do ano passado, cerca de 1900 funcionários da Activision Blizzard foram mandados embora. Depois disso, três estúdios da ZeniMax foram fechados em maio do mesmo ano, e então mais 650 funcionários foram demitidos em setembro de 2024. A Xbox passou quase 1 ano sem causar mais uma onda de demissões, mas a King e a ZeniMax acabaram sendo afetadas dessa vez.






