Destaques Especiais Games Hardware Microsoft Notícias Tecnologia Xbox

Xbox Series S | Vantagens em comprar o console

  • Compartilhe:
Pop Art SkinsPop Art Skins

O Xbox Series S foi comemoradíssimo pelos fãs da marca e até por analistas no momento em que foi anunciado. Dessa forma, a promessa da Microsoft era entregar um console capaz de trazer todos os benefícios e melhorias da nova geração, mas com um preço mais acessível, e realmente, a Microsoft, conseguiu isso com louvor.

Nessa linha, aqui no nosso Brasil, seu preço sugerido é de R$ 2.799, um pouco a mais do que custava o Xbox One S há até pouco tempo. Suas diferenças para o Xbox Series X, não são tantas, mas são importantes.

Nessa linha, o Series S possui menor poder de fogo, mas é capaz de trazer melhorias gráficas e proporcionar uma experiência de gameplay de nova geração, com menores tempos de carregamento, maior fluidez nos jogos, taxas de quadros a 120 FPS e, em alguns casos, até o Ray Tracing (recurso dos mais pedidos pelos jogadores de console e que antes estava restrito aos jogos no PC).

Informações Técnicas

O Processador é exatamente o mesmo: um AMD Zen 2 personalizado de oito núcleos, mas com clock máximo reduzido para 3,6 GHz em prol da eficiência energética e térmica.

Logo, a GPU, por sua vez, traz consigo a mesma arquitetura do Series X, a novíssima RDNA 2, da AMD, mas tem menos poder de fogo: apenas 20 unidades computacionais rodando a 1.565 MHz e poder de fogo de 4 TFLOPS.

Não obstante, a memória GDDR6 de 16 GB foi para 10 GB em interface de 128-bit, que serão segmentados em 8 GB para jogos (224 GB/s de largura de banda) e 2 GB para sistema e outras atividades (56 GB/s).

O armazenamento é menor e, ao invés dos 1TB, o console tem à disposição 512 GB, mas com a mesma tecnologia NVMe.

Tudo bem, não adianta trazer um monte de informações técnicas e não explicar de que modo isso nos afeta na prática? Muito Simples:  Xbox Series S é um console de nova geração que faz as coisas acontecerem.

Desde a configuração para o primeiro uso até o momento em que estamos jogando, tudo acontece de um modo muito mais rápido e fluido em relação à geração passada, Xbox One X, por exemplo.

Vejam uma gameplay abaixo, que retrata bem o poder do Xbox Series S:

Game Pass

O serviço de Game Pass da Microsoft é uma vantagem sem igual para os jogadores de Xbox, pois, muitas vezes algum lançamento de um determinado game, pode diretamente sair nesse sistema e os jogadores disfrutarem da melhor forma possível (gastando apenas com a assinatura do Pass).

Quando falamos do Game Pass, estamos falando relativamente a um serviço igual à Netflix dos games, com o valor de uma única assinatura mensal garantindo um conjunto rotativo de mais de uma centena de títulos, entre grandes nomes da indústria e títulos menores que nem por isso deixam a desejar em qualidade.

Isso sem falar, é claro, nos games exclusivos da plataforma.

Design Series S

Se o Xbox Series X aposta em um design mais robusto, mais encorpado, o console Series S vai em direção totalmente contrária e entrega uma máquina extremamente pequena, mas de grande poder, trazendo as mesmas qualidades, aparelho  silencioso. Seria uma inverdade se dissermos que o Xbox Series S é feio, porque está longe de ser o caso.

Contudo, em termos de comparação, Series S na nova geração é menor do que os consoles fat da geração passada.

Controle repaginado do Series S

Por mais que pareça idêntico ao controle da geração passada, com o mesmo layout de botões, conexão P2 para fones e entrada para acessórios.

Assim esse controle está levemente menor, e agora também tem entrada USB-C e traz recursos tecnológicos avançados.

Um exemplo disso é o Dynamic Input Latency (DLI), que basicamente faz com que o console atualize mais vezes a recepção do sinal de comandos e garanta um tempo de resposta muito melhor.

Única decepção dos Series S

O controle da nova geração ainda usa pilhas e não traz o kit Play and Charge de fábrica.

Seria ideal  que a bateria viesse de fábrica com o produto, trazendo o melhor para que o jogador possa desfrutar dos exclusivos, sem ter que se preocupar com a pilha se acabar.

Por fim, saiba que a bateria antiga do Play and Charge ainda funciona com o novo controle.

Melhor custo-benefício do Series S

Levando em conta todas as informações técnicas e sua experiência de uso, vale muito a pena comprar um Xbox Series S, independentemente se você for um jogador mais casual ou Pro.

Dotado de todas as tecnologias presentes em seu irmão maior, o Xbox Series X, o Series S pode, sim, entregar uma vivência de nova geração.

Por fim, para garantir o seu Xbox Series S e não ficar de fora de todas as novidades e recursos que a nova geração oferece, o console já se encontra na Amazon e você pode adquirir o seu no link abaixo:

Mas vale a pena o Console?

Chegando com uma proposta inédita no mercado dos consoles em um grande salto geracional, oferecendo qualidade de jogos idêntica ao Xbox Series X.

Mas com um preço bem reduzido, algo que pode ser atraente para certos públicos-alvo e pessoas que não estão dispostas a investir muito dinheiro.

Então a resposta final, é SIM, vale a pena comprar o console de nova geração e desfrutar ao máximo de todo potencial desse lindo Xbox e também jogar bastante os games do Game Pass.


Para mais informações sobre games, acompanhe a Manual no Facebook, Twitter, Instagram e através de nosso canal no Youtube.

Publicado em 11 de abril de 2021 às 12:45h.
2021-04-11 12:45:32