Uma das decisões mais impressionantes da Microsoft foi permitir que os títulos exclusivos do Xbox fossem lançados em outras plataformas ao longo dos anos. Jogos como Hi-Fi Rush, Sea of Thieves e Grounded foram disponibilizados gradativamente em plataformas rivais, gerando questionamentos por parte de alguns fãs. Por que lançar seus títulos exclusivos, considerados um dos maiores atrativos de uma plataforma, para concorrentes? Independentemente do motivo, parece que essa estratégia tem gerado resultados positivos.
Mat Piscatella, um dos principais analistas do mercado de videogames, que trabalha na Circana, empresa especializada em acompanhar as vendas de jogos e consoles, especialmente na América do Norte, acredita que a Microsoft tem um futuro promissor em vendas. Segundo informações do portal Eurogamer, Piscatella destaca que os títulos do Xbox estão prestes a alcançar um período de grande sucesso, impulsionados pelas vendas no PlayStation.
De acordo com Piscatella, não há razão para a Microsoft não expandir o alcance de seus jogos ao reduzir as barreiras de exclusividade de forma gradual. Ao abraçar outras plataformas, a tendência é que a empresa amplie significativamente seus lucros. As mudanças estratégicas da Microsoft Gaming, como o foco reduzido no Game Pass, estão desempenhando um papel importante em reposicionar a empresa no mundo dos jogos.
Sobre a nova estratégia do Xbox
Desde que adotou o Slogan “tudo é um Xbox”, a Microsoft tem sido amplamente questionada pelos jogadores ao redor do mundo, com internautas e jornalistas expressando opiniões extremamente polarizadas sobre o tema. Ainda assim, não é algo totalmente “vindo do nada”, já que Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, já fez diversas declarações sobre a unificação das plataformas, sendo um dos principais defensores do Crossplay na maioria dos jogos, além de afirmar anteriormente que não existem limites para quais jogos de Xbox possam ser lançados no Playstation em um futuro próximo.
- Xbox já iniciou os esforços para a próxima geração de consoles
- Atraso de Black Myth: Wukong no Xbox se deve à pouca memória do Xbox Series S, comenta diretor
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
A Xbox também foi pioneira no sistema de jogos por nuvem, permitindo que muitos jogadores, que nunca sequer cogitaram adquirir um console, independente da marca, pudessem aproveitar uma vasta biblioteca de jogos. Essa biblioteca recebe atualizações a cada 15 dias, com títulos entrando e saindo do catálogo frequentemente.