Shuhei Yoshida é uma das figuras mais queridas da história da PlayStation, ele foi um dos primeiros a entrar no time do primeiro console da marca, e o primeiro que não era um dos engenheiros. Ele também foi o produtor de jogos como Gran Turismo, Ape Escape, The Legend of Dragoon e muitos outros. Com um histórico tão bom, fica o questionamento: como ele nunca virou o CEO da empresa?
De acordo com Yoshida, ele não tinha uma mentalidade de homem de negócios
Em uma conversa da Game File, com detalhes disponibilizados pela mp1st, vários desenvolvedores da indústria tiveram a oportunidade de fazer perguntas entre si, e a questão sobre Yoshida nunca ter virado CEO da divisão de entretenimento da Sony acabou sendo levantada pelo CEO da Virtuos, Gilles Langourieux: “Eu achava que ele estaria na disputa para se tornar o chefe da SIE. Por que você não é o chefe da SIE hoje?“
“Provavelmente porque eles não confiavam em mim para tomar as melhores decisões de negócios… Eu sempre quis fazer algo interessante, sabe, algo novo ou inovador e que nunca tivesse sido feito antes, que talvez se tornasse algo grandioso no futuro, esse tipo de coisa“, explicou Yoshida.
A explicação causou mais dúvidas, com a pergunta seguinte sendo sobre se os tomadores de decisão da Sony Interactive Entertainment precisam lidar com escolhas mais seguras, na qual ele respondeu: “Olhe para todos os chefes da SIE no passado, tirando o Ken Kutaragi. Ele era maluco, né? Fez algo totalmente insano. Mas depois do Ken: Kaz [Hirai], Andrew [House], Jim Ryan — todos são pessoas de negócios, certo? Então deve haver um motivo para isso.”
Um dos comentários em seguida foi sobre como Yoshida deveria ser um pouco maluco demais para o gosto deles, no qual ele acabou concordando.
- Shawn Layden afirma que diferenças gráficas entre plataformas estão cada vez mais imperceptíveis
- Sony anuncia aumento no preço do PS5 em diversos países; Brasil pode ser o próximo
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Administração atual da Sony
No momento, o presidente da Sony Interactive Entertainment é Hideaki Nishino, que assumiu a posição inicialmente em colaboração com Hermen Hulst após a saída de Jim Ryan. Porém, Hulst acabou sendo rebaixado para líder da PlayStation Studios, e Nishino agora assume sozinho o cargo.