A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) acaba de anunciar a nomeação de Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games, uma iniciativa de exportação do setor de games brasileiro em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). A trajetória de Sato dentro do projeto, sua experiência na indústria de jogos e seu envolvimento em ações internacionais desde 2016 marcam um novo capítulo para o setor.
Experiência e visão de mercado de Patrícia Sato
Patrícia Sato traz uma sólida bagagem no desenvolvimento de games e no gerenciamento de projetos internacionais. Com formação em design de jogos e atuação no mercado desde 2014, Sato destaca a importância crescente do Brasil na indústria global de games. Ela enxerga a internacionalização como um pilar essencial para fortalecer o setor nacional e gerar novas oportunidades:
“O Brasil é um dos países que mais cresce no segmento de desenvolvimento de jogos, seja por iniciativas de external development ou por projetos autorais realizados dentro do próprio país. Nos últimos anos, o mundo passou a olhar para nós com mais interesse e vamos aproveitar esse momento para gerar ainda mais negócios para os estúdios nacionais,” afirma Sato.
Crescimento e desafios da indústria de games no Brasil
De acordo com os mapeamentos da Abragames, atualmente existem mais de 1.000 estúdios de games no Brasil, que juntos produziram aproximadamente 2.600 jogos entre 2020 e 2022. Embora o número de desenvolvedores continue a crescer, Sato enfatiza que a maioria dos estúdios ainda enfrenta desafios significativos para se consolidar no mercado global, especialmente aqueles de pequeno porte das regiões Norte e Nordeste.
“A grande maioria destes estúdios ainda é de pequeno porte e enfrenta diversos obstáculos para ganhar relevância, concluir seus projetos e, em alguns casos, até se manter no mercado. A internacionalização precisa ser vista como prioridade”, reforça Sato.
Para o biênio 2025-26, Sato planeja apoiar esses estúdios em um processo de expansão internacional, com foco no desenvolvimento de habilidades e capacitação de pequenos desenvolvedores.
O projeto Brazil Games e as ações de integração regional
Nos últimos meses, Patrícia Sato intensificou a sua atuação junto aos estúdios brasileiros, acompanhando-os em eventos internacionais, como a gamescom Cologne, e liderando o primeiro Roadshow nacional do Projeto Brazil Games. Esse Roadshow teve como objetivo apresentar o planejamento do projeto para os próximos anos e coletar feedbacks das empresas e associações regionais. Segundo Sato, essa experiência foi crucial para conhecer as necessidades específicas de cada região:
“O Roadshow foi muito importante por nos permitir ser uma ação de escuta do setor, assim como de identificação do perfil de cada uma das regiões do país.”
Primeira etapa do roadshow Brazil Games
A primeira fase do Roadshow passou por cidades como Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, reunindo mais de 40 empresários de 30 empresas diferentes, além de representantes de associações regionais como ADJogos-RS, ASCJogos, ABRING e Ascende. A participação de entidades como o Sebrae e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico de diversos estados demonstra a importância do projeto como vetor de crescimento e expansão do setor de games no Brasil.
Próximos passos do Brazil Games
A continuidade do Roadshow é um dos próximos passos do Brazil Games, que planeja visitar mais cidades brasileiras para fortalecer o setor e fomentar a internacionalização dos estúdios. Sob a liderança de Patrícia Sato, o Projeto Setorial Brazil Games busca não apenas expandir a presença do Brasil no mercado global, mas também criar uma base sólida de empresas competitivas e preparadas para os desafios da indústria de jogos digitais.
A nomeação de Patrícia Sato como gerente executiva representa um avanço estratégico para o setor de games no Brasil, reafirmando o compromisso da Abragames com o desenvolvimento de talentos nacionais e a construção de uma indústria de games robusta e internacionalizada.