Pesquisar

Análise | Unicorn Overlord

Unicorn Overlord é o mais recente título do estúdio Vanillaware responsável por jogos como 13 Sentinels: Aegis Rim e Odin Sphere, o jogo apesar de menos conhecido, já pode ser considerado como um dos melhores do ano.

Unicorn Overlord e o reino de Cornia

Servindo como o cenário principal para o desenrolar da trama, somos introduzidos à queda do Reino de Cornia, desencadeada pelas ações do general Galerius, responsável pelo assassinato da rainha e mãe de nosso protagonista. Os motivos do antagonista não são claros no início e servem como um dos principais mistérios da trama.

Unicorn Overlord Illenia Event 1 A Mothers Farewell Screenshot
Análise | Unicorn Overlord 10

Dez anos após a queda do reino de Cornia, assumimos o papel do Príncipe Alain, que foge do reino junto com Josef, um dos cavaleiros mais renomados do antigo Reino de Cornia. Josef e Alain passam os últimos dez anos treinando e se preparando para formar um exército capaz de derrubar o General Galerius, exército esse que é nomeado “Liberation Army“.

story content 1
Análise | Unicorn Overlord 11

A história se desenrola de maneira envolvente e em um ritmo satisfatório, repleta de momentos emocionantes e reviravoltas instigantes. No entanto, um dos aspectos mais cativantes da trama são seus personagens, todos dublados e extremamente carismáticos, elevando a narrativa a novos patamares de intensidade e profundidade.

talk
Análise | Unicorn Overlord 12

Contudo, considerando que o jogo possui muitos diálogos, a falta de legendas em português do Brasil pode prejudicar a experiência de muitos jogadores que não possuem um inglês avançado.

Jogabilidade simples de aprender e difícil de masterizar.

Na superfície, podemos dizer que Unicorn Overlord é apenas um RPG tático, similar a jogos como “Final Fantasy Tactics” ou “Triangle Strategy“, mas quando nos aprofundamos, percebemos que ele possui mecânicas que o tornam único e entregam uma complexidade impressionante.

No quesito exploração, o jogo nos fornece um mundo aberto por onde podemos percorrer, interagir com cidades para comprar itens, conversar com personagens secundários para descobrir novas missões e, por fim, coletar recursos espalhados pelo mapa.

squad
Análise | Unicorn Overlord 13

Na parte de combate é que Unicorn Overlord começa a ficar complexo. Ele se baseia em unidades compostas por até seis personagens, que podem ser personagens secundários da história principal ou recrutáveis ao longo da campanha através de missões secundárias ou de um serviço de contratação de mercenários. Os personagens possuem diferentes classes com diferentes armas, habilidades e características. Além disso, as classes possuem interações únicas, o que incentiva a combinação de certas classes afim de tirar o máximo potencial delas.

combat 2
Análise | Unicorn Overlord 14

Com as unidades prontas, podemos entrar em combates, que são missões espalhadas pelo mundo aberto. Ao aceitá-las, o jogo entra em um modo de combate. O jogador então se depara com um combate em tempo real, onde movemos nossas unidades em combate contra outras unidades afim de atingir o objetivo designado pela missão em questão. Após concluído, somos recompensados com fundos de guerra, pontos de honra e pontos de renovação.

Fundos de guerra são o ouro que utilizamos na contratação de mercenários, aquisição de itens e novas armas. Pontos de honra servem para adquirir ou expandir as unidades de combate e, por fim, pontos de renovação informam o nosso ranking que desbloqueia novas funções e comandos.

combat 1
Análise | Unicorn Overlord 15

Unicorn Overlord oferece um combate único, divertido e viciante. Apesar da complexidade das mecânicas do combate, que se tornam mais complexas ao longo da campanha de 50 horas, o jogo na dificuldade “Hard” não é dos mais difíceis, e os desafios se tornam mais fáceis rapidamente uma vez que o jogador tenha dominado parte das mecânicas.

Uma obra de arte e muito além do combate.

Como mencionado anteriormente nesta análise, quando não estamos em combate, podemos interagir com personagens secundários que compõem nossas unidades. Unicorn Overlord possui um sistema similar ao contido na série Fire Emblem, onde, conforme os personagens lutam juntos, eles ficam mais próximos, proporcionando habilidades e interações únicas.

Arte unicorn
Análise | Unicorn Overlord 16

Também somos recompensados com cenas únicas entre esses personagens. Gostaria de destacar o quanto a direção de arte única da Vanillaware ganha destaque em Unicorn Overlord. O jogo possui uma diversidade enorme de cenários lindíssimos, animações excelentes e tudo isso é acompanhado de uma trilha sonora que certamente conquistará espaço na sua playlist do Spotify.

choice
Análise | Unicorn Overlord 17

O jogo proporciona um coliseu onde os jogadores podem experimentar uma variedade de combinações de classes em suas unidades. Conforme avançam no jogo, os desafios dentro do coliseu aumentam constantemente, oferecendo uma experiência dinâmica e desafiadora. Além disso, as missões secundárias proporcionam aos jogadores a oportunidade de influenciar o destino dos personagens, resultando em uma série de consequências interessantes ao longo da jornada. Com uma diversidade de opções e ramificações narrativas, o conteúdo secundário de Unicorn Overlord se destaca como uma adição significativa à experiência geral.

Vale a pena comprar Unicorn Overlord?

Se você possui um bom inglês, definitivamente sim! Unicorn Overlord oferece uma experiência que carrega uma história interessante e personagens carismáticos, somados a uma jogabilidade tática única que requer grande dedicação para a sua masterização. O jogo se destaca como um dos melhores de 2024 e certamente como um RPG tático marcante.

Review Unicorn Overlord 08
Análise | Unicorn Overlord 18

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: