Pesquisar

Análise | Planet Zoo Console Edition

Lançado originalmente em 2019 apenas para PC, Planet Zoo é o sucessor espiritual do saudoso Zoo Tycoon, IP publicada pela Microsoft, mas desenvolvida pela mesma empresa: Frontier. Planet Zoo é um simulador complexo, no qual você monta seu próprio zoológico e precisa lidar com problemas tanto dos recintos dos animais, quanto dos funcionários. E tudo isso enquanto tenta fazer o parque não operar no vermelho.

Planet Zoo Console Edition 0009
Análise | Planet Zoo Console Edition 18

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

A versão base de Planet Zoo conta com uma lista de 75 espécies diferentes de animais, variando desde mamíferos e aves, até animais de “exibição” como répteis, anfíbios e insetos. Com a exceção das espécies de exibição, cada uma conta com animações próprias, deixando cada animal com uma personalidade fiel à da vida real.

Os recintos precisam ser pensados levando em conta uma série de necessidades de cada espécie, seguindo as noções de “bem-estar animal”, uma série de recomendações para que animais estejam bem de saúde física e mental, e que na vida real aborda diversas espécies que não somente as silvestres. O jogo conta com uma “Zoopédia”, com informações de cada animal disponível, o tamanho certo e características de seus habitats naturais para serem repetidas nos recintos.

Planet Zoo Console Edition 0001 1
Análise | Planet Zoo Console Edition 19

Por exemplo, um leopardo-das-neves, felino da Ásia central, precisa de um espaço de pelo menos 705m² de área em um clima frio, com paredes de, no mínimo, 3 metros de altura e não pode ser misturado com outras espécies no mesmo habitat.

Felizmente, para ajudar os jogadores e deixar tudo mais organizado, o modo construção de recintos conta com um filtro de espécies, mostrando apenas os itens e abrigos ideais para as espécies selecionadas.

Planet Zoo Console Edition 0011
Análise | Planet Zoo Console Edition 20

Fora os animais, também é preciso administrar os funcionários, fornecendo treinamento e ajustando salários de acordo com suas funções. Você tem a opção de contratar faxineiros, cuidadores (aqueles que limpam os recintos e colocam comida e água para os animais), mecânicos, veterinários, educadores e vendedores.

Enriquecimento ambiental

Enriquecimento ambiental é outra vertente dentro do conceito de bem-estar animal. Sabe quando você vai a um zoológico, e o leão está no recinto de um lado para o outro? Isso é chamado de “comportamento estereotípico”, e é causado pelo estresse de não ter onde gastar o excesso de energia por não precisar caçar, e nem ter um espaço grande o suficiente quanto em seu habitat natural.

Planet Zoo Console Edition 0005
Análise | Planet Zoo Console Edition 21

É aí que entra o enriquecimento ambiental, oferecendo atividades para diminuir o estresse, e que os animais mostrem um comportamento mais próximo daquele que teriam na natureza. E Planet Zoo aborda isso, contando com um sistema de pesquisa de cada espécie, no qual você vai desbloqueando opções de enriquecimento ambiental, como caixas de papelão para tigres, um arranhador de costas para os ursos, ou um peso em formato de bola para certos bichos herbívoros brincarem.

O sistema de pesquisa também aborda estabelecimentos para os visitantes, podendo desbloquear uma maior variedade de restaurantes e lojas para que eles gastem dinheiro e você aumente seus lucros.

A beleza do ciclo sem fim

Planet Zoo Console Edition 0002
Análise | Planet Zoo Console Edition 22

Planet Zoo é bonito dentro de sua estilização. Os visitantes e funcionários não são modelos muito complexos, mas é compreensível considerando a imensa quantidade de pessoas que podem chegar a visitar seu zoológico. Em um caso, eu cheguei a ter mais de 2000 pessoas, fora os funcionários, e o pobre do PlayStation 5 já estava sofrendo com o FPS quando eu dava muito zoom.

Planet Zoo Console Edition 0016
Análise | Planet Zoo Console Edition 23

Já os animais, arquitetura e objetos são muito bem caprichados, já que são o real destaque do jogo. As animações de cada espécie foram muito bem estudadas para ficar o mais natural possível, e ao aproximar a câmera, é possível ver o capricho colocado até mesmo nos pelos dos animais.

Planet Zoo Console Edition 0013
Análise | Planet Zoo Console Edition 24

A iluminação não é nada revolucionária, mas faz muito bem seu trabalho, principalmente no pôr-do-sol e em posições corretas em que é possível tirar fotos muito bonitas dos bichos.

Como administrar seu zoológico

O jogo conta com um modo carreira, que também serve como uma espécie de tutorial com uma historinha. Bernie, dono de vários zoológicos no universo de Planet Zoo, te ensina os básicos, até que você tenha a chance de montar seu próprio zoológico praticamente do zero.

Planet Zoo Console Edition 0007
Análise | Planet Zoo Console Edition 25

Então, um certo plot-twist acontece no meio da história, deixando o modo carreira cada vez mais desafiador. O modo conta com 12 fases diferentes, cada uma com seu próprio zoológico em vários locais do planeta.

Planet Zoo também conta com um modo sandbox, mas é preferível jogar a carreira primeiro para ter uma melhor noção de como o jogo funciona antes de se aventurar. E se você tá pensando que é fácil, saiba que administrar um zoológico pode ser caótico.

Animais podem ficar doentes, se a altura dos muros não for a correta para determinada espécie, os bichos podem pular e ficarem soltos pelo zoológico. Infelizmente, ao contrário de Jurassic World Evolution, também da Frontier, nenhum acidente grave acontece e você verá apenas o animal correndo livremente enquanto visitantes correm na direção oposta. Animais estressados ou entediados pela falta de enriquecimento ambiental podem bater nas paredes até que elas se quebrem, e é necessário um mecânico para consertar os danos.

Planet Zoo Console Edition 0010
Análise | Planet Zoo Console Edition 26

No caso da foto acima, um grupo de bisões americanos se soltou de seu recinto após dar cabeçadas no vidro e quebrá-lo, causando um tumulto. Inicialmente, eu ri muito. Depois vi meus lucros indo por água abaixo e não foi tão engraçado assim. As pessoas deveriam praticar mais o perdão em Planet Zoo, erros inocentes acontecem!

Os zoológicos contam com nota tanto de preservação ambiental, quanto no quão eficiente o local é para ensinar os visitantes sobre as espécies. Infelizmente, esse segundo ponto tem certos problemas de execução, com o jogo cismando que você colocou placas ou caixas de som em locais que os visitantes não conseguem entender de qual animal está sendo falado. Mesmo com o animal bem na frente deles.

Console Edition

Porém, o principal desafio da edição para consoles é transportar os comandos realizados num clique de mouse em jogos de simulação, para os joysticks. E é aí que Planet Zoo se enrola. Apesar do DualSense contar com um touchpad que poderia substituir o mouse em algumas coisas, a Frontier decidiu deixar todos os comandos por meio de atalhos dos botões.

Muitas vezes fazer uma construção simples vira um pesadelo. Os comandos não são instintivos e demora muito tempo até você finalmente se acostumar. Fora um problema grave, que é o modo como a construção de escadas funciona na versão de console.

Planet Zoo Console Edition 0015
Análise | Planet Zoo Console Edition 27

Planet Zoo é um jogo com vários detalhezinhos bobos que tem o potencial de te tirarem do sério. Por exemplo, os visitantes andam apenas por um caminho pré-determinado criado com uma ferramenta específica para isso. Porém, a mesma ferramenta é necessária para a criação de escadas e em nenhum momento é explicado como ela funciona para isso.

Em teoria, ao segurar quadrado você conseguiria escolher a altura daquele caminho, criando uma rampa ou uma escada. Mas nos consoles não funciona assim, fazendo com que você tenha que segurar o botão para criar um caminho, e rapidamente apertar o analógico para cima enquanto aperta o botão de selecionar altura. O resultado é caótico e extremamente cansativo para algo que deveria ser simples.

Planet Zoo Console Edition1101
Análise | Planet Zoo Console Edition 28

A criação de trilhos para gôndolas ou carros de safari não é muito melhor. Sendo extremamente desordenado para escolher a direção do trilho, e trilhos que não se conectam de maneira simples e intuitiva. Várias vezes eu vi a mensagem de “caminho obstruído” quando eu só tentava conectar um trilho no outro.

Outro problema foi quando uma das missões do modo carreira pediu para que eu “criasse um recinto para um tigre-de-bengala em volta do templo Bengal”. Pois bem, onde ficava o templo Bengal naquele zoológico? Sabe Deus. E ao pesquisar na internet, eu descobri que no PC é só clicar com o mouse nesse objetivo que ele te manda ao lugar certo. Essa opção não existe no console.

Planet Zoo Console Edition 0006
Análise | Planet Zoo Console Edition 29

Conclusão: ao tentar a sorte, eu criei o recinto ao redor da construção errada e a missão não contou. E ela continua incompleta até hoje, já que não vou me dar ao trabalho de quebrar a cabeça por conta de um objetivo bobo com algo mal pensado.

Totalmente em português

Apesar das imagens da análise estarem em inglês, por uma escolha pessoal minha de jogar nesse idioma, Planet Zoo está totalmente localizado e dublado para o português brasileiro!

Compartilhando criações

Planet Zoo conta com um recurso muito útil e parecido com o de outras franquias de jogos de simulação: uma galeria para jogadores compartilharem suas criações. É muito bom para pessoas completamente incapazes com arquitetura, assim como eu.

Planet Zoo Console Edition 0003
Análise | Planet Zoo Console Edition 30
Planet Zoo Console Edition 0004
Análise | Planet Zoo Console Edition 31

Vale a pena comprar Planet Zoo Console Edition?

Para os amantes do gênero de simulação, o título é um prato cheio com diversos desafios na hora de administrar um zoológico. Para os amantes de animais, também é um jogo completo, trazendo muitas curiosidades em sua zoopédia, fidelidade nas animações, possibilidade de cruzar os animais da mesma espécie para produzir herdeiros para serem soltos de volta na natureza, e trazendo muitas lições sobre preservação ambiental.

Planet Zoo Console Edition 0014
Análise | Planet Zoo Console Edition 32

Porém, a versão de console poderia ter sido melhor otimizada, com grandes zoológicos virando um pesadelo de performance quando há um grande volume de visitantes. E você quer que o seu parque tenha uma grande quantidade de pessoas para manter os lucros. Infelizmente, nesses casos é melhor evitar dar zoom com a câmera na multidão, ou o FPS vai acabar virando uma apresentação de PowerPoint. Sem exageros.

Planet Zoo Console Edition 0012
Análise | Planet Zoo Console Edition 33

Os comandos pelo controle podem causar um certo estresse por serem tão confusos, sem contar o problema da missão que eu tive com o tigre-de-bengala e o templo até hoje não encontrado. Vamos precisar deixar para o Indiana Jones resolver esse mistério. O jogo também conta com uma imensa quantidade de DLCs que ainda serão lançadas, com um passe de temporada que custa quase o dobro do preço do jogo base.

Apesar dos problemas, Planet Zoo é muito divertido e rende muitas horas de gameplay. O modo carreira pode durar mais de 30h a depender da velocidade em que você completa os objetivos, e ainda existe a eternidade do modo sandbox.

nota planet zoo
Análise | Planet Zoo Console Edition 34

Nenhum animal foi ferido para a realização desta análise. Não posso dizer o mesmo dos visitantes dos zoológicos.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.

Gostando de nossos conteúdos? Nos ajude compartilhando.​

VEJA TAMBÉM

Comentários: