Enotria: The Last Song é um soulslike que se passa em um mundo inspirado pelo folclore italiano, assim como sua página na Steam o descreve. O jogo foi desenvolvido pela Jyamma Games, um estúdio independente da Itália, e seria lançado para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC no dia 19 de setembro. Até que o estúdio fez uma declaração oficial sobre o adiamento da versão da Xbox, que estaria sem data definida por enquanto.
“Infelizmente, neste momento, temos que anunciar um adiamento indefinido da versão para Xbox. Entendemos o quanto essa notícia é decepcionante para a comunidade do Xbox. Apesar de nossos maiores esforços e do trabalho árduo de nossa equipe dedicada, encontramos desafios que atrasaram o nosso lançamento na plataforma Xbox. Queremos enfatizar que essa não é uma decisão que tomamos de forma leviana.
Pedimos desculpas por qualquer decepção que isso possa causar e agradecemos sinceramente pela sua compreensão e paciência. Como um estúdio indie autossuficiente, o seu apoio significa tudo para nós, e estamos dedicados a trazer Enotria para o maior número possível de jogadores.“
E com a internet sendo a internet, ânimos foram alterados e um culpado precisava ser encontrado. Uma das principais teorias seria o clássico caso de que o Xbox Series S não estaria suportando Enotria: The Last Song, e o adiamento teria sido necessário para uma melhor otimização, assim como aconteceu com Baldur’s Gate 3 no ano passado.
- Square-Enix quer lançar mais jogos no Xbox, segundo produtor de Final Fantasy XIV e XVI
- Black Myth: Wukong | insiders entram em desacordo sobre suposta exclusividade temporária
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
O verdadeiro motivo por trás do adiamento de Enotria
Segundo Jez Corden, da Windows Central, declarou que um dos moderadores do servidor do Discord do jogo afirmou que “nunca mencionamos o Xbox Series S [como motivo do adiamento] e não somos pagos pela Sony“. Logo em seguida, o CEO da Jyamma Games, Jacky Greco, entrou no assunto e tinha palavras muito duras para compartilhar sobre a Xbox:
“Você pode perguntar para a Xbox por que eles não nos responderam por dois meses. Obviamente, eles não se importam com o Enotria e não se importam com vocês. […] O contexto é abrir uma página na loja e submeter [o jogo], temos a versão para Xbox Series X|S pronta, mas não podemos prosseguir com a submissão e o lançamento. Gastei muito dinheiro no port para a plataforma e eles decidiram nos ignorar.“
Tom Henderson, da Insider Gaming, conversou mais sobre a situação com Jacky Greco, que explicou que o estúdio não consegue criar uma página do jogo na loja do Xbox, e após várias tentativas de contato com o suporte, nada foi resolvido. Os funcionários do suporte da gigante americana chegaram a confirmar que isso era um erro por parte da própria Xbox, mas eventualmente eles apenas pararam de responder Greco, e nada foi resolvido.
Enotria: The Last Song vira mais um jogo a não sair no Xbox no lançamento sem a existência de um contrato de exclusividade com a PlayStation, se juntando a nomes de peso como Black Myth: Wukong e Baldur’s Gate 3.