DRAGON BALL: Sparking! Zero é um dos jogos mais aguardados do ano, trazendo o retorno da amada franquia Budokai Tenkaichi após um longo hiato que já dura quase duas décadas.
Tivemos o privilégio de participar de uma sessão de hands-on do novo jogo da saga de Goku e seus amigos, diretamente da gamescom latam. Confira na íntegra tudo o que achamos sobre DRAGON BALL: Sparking! Zero.
Hands-On de DRAGON BALL: Sparking! Zero
DRAGON BALL: Sparking! Zero traz de volta para os jogos de Dragon Ball a clássica câmera por trás do personagem, como nos saudosos jogos da era PS2. Com gráficos extremamente lindos e efeitos de cel shading maravilhosos, Goku e os guerreiros Z nunca estiveram tão bem representados visualmente em um jogo da franquia quanto em Sparking! Zero.
Gameplay e personagens
Os combates estão mais frenéticos do que nunca, emulando muito bem os efeitos de golpes em alta velocidade usados pelo anime, dando a impressão de que o jogador está assistindo a um episódio de Dragon Ball. Apesar de frenético, os combates tem uma certa camada de profundidade, exigindo que o jogador pense com cuidado em seu próximo movimento para que não seja surpreendido com um kamehameha a queima-roupa ou rajadas de energia enquanto tenta se aproximar do oponente.
Com personagens que vão desde a saga dos saiyajins até o torneio do poder de Dragon Ball Super, fãs novos e de longa data poderão se divertir jogando com seu personagem favorito, não importando qual seja a sua fase preferida da obra criada por Akira Toriyama.
Cada personagem tem uma lista de golpes especiais únicas, com rajadas de ki, ataques corpo-a-corpo e transformações, incluindo personagens ”repetidos”. Apesar de haver várias versões de alguns personagens, seus movimentos refletem a fase do personagem da qual ele é baseado, tornando mais do que justificado que esses personagens tenham slots únicos para suas diferentes fases de Dragon Ball.
Transformações durante as lutas também estão de volta, permitindo que o jogador gaste barras de ki para se transformar de Super Saiyajin 2 para Super Saiyajin 3 por exemplo, ou retornar da forma Blue para a forma base.
Com efeitos visuais e sonoros pra lá de caprichados, as transformações e power-ups como a quebra de limite de Vegeta são como pinturas, mudando drasticamente a aura de ki do personagem, massa muscular (caso o personagem ganhe músculos com transformações) e até mesmo modificando alguns golpes.
Um dos pontos altos de Sparking! Zero e que mais me chamou a atenção durante a sessão de gameplay foi a destruição dos cenários. Em níveis nunca antes visto na franquia, quase todo o cenário pode ser destruído durante as batalhas, podendo ocasionar a destruição do planeta. Nem mesmo o Torneio de Artes Marciais ficou de fora, sendo evacuado caso uma rajada de ki possa atingir a plateia ou um golpe com o potencial de destruir toda a arena esteja para ser lançado, abrindo o mapa e tirando a restrição da plataforma do torneio, tornando possível levar a batalha para a região ao redor da arena. A destruição não se restringe aos cenários, já que as roupas dos personagens também se desgastam e rasgam durante as lutas, tornando tudo muito dinâmico e extremamente imersivo.
Modos de jogo
Além do tradicional modo de jogo 3v3, DRAGON BALL: Sparking! Zero traz outros dois modos de jogo principais: o Episode Battle e o Custom Battle.
O Episode Battle funciona essencialmente como o modo história de Sparking! Zero, indo desde o início da saga dos saiyajins com a chegada de Raditz até o torneio do poder de Dragon Ball Super. Porém, com uma leve diferença: o jogador pode alterar acontecimentos da história.
Essa inclusão é o tempero do Episode Battle, já que o jogador pode acabar criando vários momento ”what if”, como por exemplo.. E se Goku se transformasse em super saiyajin durante sua luta contra Vegeta na Terra? Tais momentos podem criar ramificações na história, criando momentos únicos e respondendo perguntas antigas dos fãs que sempre imaginaram ”poxa, mas e se isso aqui tivesse acontecido…”.
Já o Custom Battle será a área social de DRAGON BALL: Sparking! Zero Através dele, será possível criar sua batalha dos sonhos, adicionar diálogos, cenas de introdução e encerramento e compartilhá-las na rede online de Sparking! Zero, possibilitando que outros jogadores joguem as batalhas criadas por você.
Com amplas opções de customização e edição, será possível até mesmo criar mini-histórias completas, divididas em vários episódios, se tornando o modo mais interessante de todo o pacote de Sparking! Zero, já que através dele os fãs poderão colocar toda sua criatividade e até mesmo dar vida a ‘fanfics’.
O jogo definitivo de DRAGON BALL
Dando um show visual e sonoro, modos de jogos extremamente diversos e a possibilidade dos jogadores criarem suas próprias batalhas customizadas, DRAGON BALL: Sparking! Zero é o jogo que todo fã de Dragon Ball pediu, trazendo uma excelente jogabilidade, gráficos lindíssimos, e muito, mas muito fanservice.
DRAGON BALL: Sparking! Zero será lançado em 11 de outubro para PS5, Xbox Series X/S e PC.