Dune: Awakening, o novo jogo de sobrevivência desenvolvido pela Funcom, é um dos jogos mais aguardados pelos fãs de Duna, obra criada Frank Herbert e adaptada para o cinema por Dennis Villeneuve.
A Funcom marcou presença na BGS 24, trazendo uma verdadeira sessão de cinema para a feira, na qual nos fora apresentado cerca de 1 hora de gameplay além de um rápido Q&A com o diretor do jogo. Também fomos convidados pela Funcom para um hands-on, e temos MUITO pra contar sobre nossa experiência com o jogo!
Dune: Awakening promete ser uma carta de amor para os fãs de Duna | Hands-on preview
Em Dune: Awakening, o jogador controla um habitante do planeta desértico Arrakis, palco central tanto da novel quanto das adaptações cinematográficas de Duna. Nosso objetivo? Sobreviver a qualquer custo. Durante meus primeiros passos nesse universo hostil, passei por um rápido tutorial explicando as mecânicas básicas de gameplay e algumas missões introdutórias, na qual aprendemos conceitos básicos de jogos de sobrevivência como encontrar materiais, lootear e craftar alguns itens básicos de sobrevivência.
A imensidão do mundo criado pela Funcom é realmente intimidadora, principalmente pelo fato que iniciamos nossa jornada sem habilidades e completamente livres para explorar o gigante deserto que parece sem fim. Após construir meus primeiros kits médicos, me aventurei rumo a primeira caverna habitada por inimigos, na qual tive meu primeiro contato real com o combate de Dune: Awakening.
Inicialmente, tive acesso a apenas uma faca como arma, o que me permitiu explorar o combate corpo-a-corpo do jogo. Apesar de se tratar de uma build em desenvolvimento e longe do produto final, o combate corpo-a-corpo se provou extremamente satisfatório, com mecânicas de ataque e esquiva bem responsivas. A IA dos inimigos também me pareceu bem trabalhada, embora a maioria dos inimigos esteja ligada no modo ”KILL KILL KILL”, havia um certo senso de estratégia por parte da IA.
Após coletar mais alguns materiais, aprender sobre outras mecânicas básicas de sobrevivência como o sistema de hidratação, fui questionado por um responsável pelo teste se gostaria de testar recursos mais avançados, como armas, veículos e outros equipamentos avançados. Como uma criança sorrindo após ouvir ”quer sorvete?”, aceitei as melhorias e… Um novo mundo se abriu diante dos meus olhos.
Explorar Arrakis em um veículo aéreo se tornou uma das experiências mais prazerosas que tive durante a BGS 24, não apenas pelos controles bem responsivos e pela sensação de ver o universo de Duna de uma nova perspectiva, mas principalmente por ter sido pego por uma tempestade de areia durante meu voo, contribuindo imensamente para a minha imersão. A sensação de não saber para onde esta indo, a que altura estáva voando e até mesmo perder totalmente as indicações do radar foi uma das grandes surpresas de todo meu tempo com Dune: Awakening.
Após conseguir sair da tempestade de areia, me desloquei para uma base inimiga avançada para testar meu novo arsenal e habilidades. Resolvi pousar no meio de uma grande área sem construções, com o intuito de provocar um verme-de-areia, e não me decepcionei com a experiência.
Assim que pousei a aeronave e dei alguns poucos passos na imensidão desértica, uma barra de som apareceu no canto inferior da tela, mostrando o quão próximo (e nervoso) o verme-de-areia estava. Bastou poucos passos e alguns tiros para que ele surgisse, se dirigindo fervorosamente na minha direção engolindo tudo pela frente.
Meu encontro acabou de uma maneira não muito bem… Pra mim pelo menos, tenho certeza que o verme-de-areia teve uma boa refeição. Após renascer em um ponto próximo no mapa, me dirigi para a base inimiga que ficava logo ao lado do local onde minha aeronave estava.
Para testar a gunplay, tive acesso a um arsenal de armas como pistolas, rifles automáticos e um rifle sniper, e honestamente, todas as armas tem um feeling único e proporcionam um gameplay extremamente satisfatório. Além de precisa, a gameplay com armas de fogo em Dune: Awakening combinada com o uso de habilidades traz um toque único para o gênero de sobrevivência, dando uma vibe muito parecida com a de MMOs de ação em tempo real, me surpreendendo positivamente.
Mesmo jogando com um controle e não com mouse e teclado, em nenhum momento senti necessidade de pedir para utilizar um mouse, já que os comandos e layout de botões foram muito bem adaptados para os que preferem jogar com um joystick ou irão se aventurar por Dune: Awakening nos consoles.
O conceito de ”uma bala é uma bala e uma cabeça é uma cabeça” foi respeitado, com inimigos com pouca armadura morrendo com 1 a 2 tiros na cabeça, o que não costuma ser algo comum nos jogos do gênero. Os inimigos também se provaram extremamente desafiadores, me fazendo pensar em estratégias para abordar diferentes situações, usando e abusando das minhas habilidades para conseguir alguma vantagem no combate.
Após cerca de 1 hora de gameplay, fui convidado para um bate-papo com Bruno Nunes, diretor de arte de Dune: Awakening. Bruno me deu mais alguns detalhes sobre o que podemos esperar para o lançamento oficial, além de comentar qual a sensação de trabalhar em um projeto de Duna, sendo um fã da obra original.
”É uma satisfação enorme, não vou mentir, foi um pouco assustador no início mas tivemos o suporte da Legendary Pictures, inclusive fomos assistir as filmagens do primeiro filme. Foi um pouco assustador no início mas conseguimos nos adaptar bem.” Disse Bruno, que realmente parecia extremamente empolgado por fazer parte desse projeto.
Bruno também comentou que apesar de receberem alguns conselhos da Legendary, a Funcom teve liberdade para criar algo novo, já que o estúdio entendeu as diferenças entre desenvolver um filme e um jogo. ”A história é uma história única e muito baseada nos livros, com coisas que até mesmo ainda não apareceram nos filmes, mas a estética é muito influenciada pelo filme.
Ao ser questionado sobre como os elementos PvE e PvP de Dune: Awakening funcionarão, o diretor de arte de Dune: Awakening respondeu:
”Dune: Awakening é essencialmente um jogo de sobrevivência, o jogador passará de 50 a 60 horas explorando as mecânicas de sobrevivência, construindo sua base, seus itens e ficando confortável com todas as mecânicas, e esses jogos tem uma certa tendência a se estagnar após uma certa quantidade de horas jogadas. Com isso em mente, tentamos adicionar elementos de MMO, dando a possibilidade para o jogador explorar uma área chamada de Deep Desert, uma área pvp endgame.”
”No Deep Desert novas mecânicas serão introduzidas, dando mais profundidade para jogadores hardcore, porém mesmo jogadores que não tenham muita experiência serão bem recebidos, já que Dune: Awakening foi todo pensando e preparado para receber jogadores que não estejam acostumados com esse tipo de jogo. Vamos caminhar de mãos dadas com esses jogadores no início, com um sistema de tutorial extremamente confortável que fará com que os jogadores aprendam as mecânicas sem perceber que estão passando por áreas de tutoriais.”
Adaptar Duna para videogames também era algo que muitos fãs diziam ser quase impossível, mas a Funcom aceitou o desafio e tem tudo para entregar um projeto a altura do que os fãs esperam. Ao ser questionando sobre os desafios de adaptar Duna para videogames, Bruno confessou que ter o mindset certo e iniciar o desenvolvimento se provou a parte mais desafiadora.
”Basicamente, ter o mindset certo, esse foi o nosso maior medo e o nosso maior desafio. Pensar: como vamos fazer um jogo que seja variado e não se torne enjoativo?
Existem vários biomas que contrastam com a areia, tem muita variedade, inclusive trouxemos muitas coisas que estão apenas nos livros para o jogador explorar e trazer variedade para o jogo. Inicialmente foi assustador, mas durante o desenvolvimento tivemos muitas ideias e pensamos ”por que não fizemos isso antes?”. Duna acabou se provando o cenário perfeito para se criar um jogo de sobrevivência.”
Para encerrar nosso bate-papo, perguntei se poderíamos esperar alguma forma de enfrentar os vermes-de-areia de Dune: Awakening. Bruno apenas riu e me aconselhou: ”apenas fuja, essa é a melhor forma de enfrenta-los!”
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Dune: Awakening chega no início de 2025 para PS5, Xbox Series X|S e PC.