Após a compra bilionária da Activision se arrastar por meses, com direito a processo da FTC tentando impedir a aquisição, Phil Spencer anunciou uma mudança de estratégia da Xbox em fevereiro, anunciando que quatro jogos da marca deixariam de ser exclusivos. A questão levantou diversos rumores sobre quais jogos seriam os próximos a aparecer no console da Sony, com fãs de Xbox revoltados com a nova política da marca e com a possibilidade de Starfield e o futuro Indiana Jones irem para o PlayStation.
Desde então, Phil Spencer parece querer acalmar os ânimos dos donos do console da marca verde, dando doses homeopáticas dos próximos planos da divisão. Por diversas vezes ele já criticou a política de exclusividade, e chegou a comentar que adoraria ver Helldivers 2 chegando no Xbox. Em uma entrevista para a Polygon, Spencer disse que os orçamentos altíssimos de jogos AAA tornam a exclusividade algo impraticável.
“Toda decisão é tomada para tornar a marca Xbox mais forte a longo prazo” diz Phil Spencer
O chefão da Xbox também disse que a geração Z foi um dos motivos para a decisão:
“A noção de que o Xbox só pode ser esse aparelho que conecta-se à TV não é algo que vemos nas pesquisas com a geração Z. Porque nada funciona assim pra eles. Alguns tem iPhone, outros tem Android mas os jogos e todo o resto são iguais. Todas as coisas que eles gostam estão disponíveis onde eles quiserem. Então, para o Xbox, o pivô da nossa marca, para atrair e manter o interesse do público jovem, é ‘Xbox é o lugar onde posso encontrar grandes jogos quando eu quiser’.”
Para finalizar, Phil Spencer reafirmou que toda decisão é tomada para tornar a divisão Xbox mais forte a longo prazo, e que é isso que importa na hora que eles tomam uma decisão, mesmo sabendo que nem todos irão concordar.
Fonte: VGC
- The Elder Scrolls 6: Bethesda da uma pequena atualização
- Xbox planeja lançar a maioria de seus exclusivos no PS5
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdos em primeira mão!