Voidwrought é um metroidvania, e, como fã de metroidvanias clássicos como Symphony of the Night, Hollow Knight e o mais recente Prince of Persia: The Lost Crown, estou sempre testando e jogando diferentes metroidvanias com ambientações e jogabilidades únicas.
Desta vez, é Voidwrought, um jogo com gráficos e jogabilidade que se assemelham um pouco a Hollow Knight, mas que possui qualidades suficientes para se destacar como um título único, com suas próprias características.
Uma História Sombria
Nossa história começa com uma cena em que somos transportados para um universo sombrio, repleto de elementos sobrenaturais. Assumimos o papel do “Simulacro” em uma estação espacial misteriosa, situada no meio desse caos. Precisamos traçar nosso caminho e entender mais sobre o cosmos e as consequências da exploração humana. Para isso, embarcamos em uma jornada entre ruínas e estruturas alienígenas.
A narrativa é interessante, mas não é bem contada. Os diálogos, embora claros, não respondem nem situam o jogador suficientemente. Cabe a você, durante a exploração, encontrar suas respostas. Cada nova descoberta nos lança em um novo mistério, o que é positivo, pois mantém o suspense ao longo da jogatina e revela uma trama complexa sobre a humanidade e o entendimento do universo. Fiquei bastante surpreso nesse aspecto.
Voidwrought e sua jogabilidade
É nesse aspecto que todo metroidvania brilha, e aqui não é diferente. A jogabilidade é centralizada em dois pilares principais: combate e exploração, que se complementam firmemente durante toda a experiência. Exploraremos diversas áreas com biomas, inimigos e chefes únicos, e para superá-los, utilizaremos todas as ferramentas de combate do Simulacro.
O combate é divertido e oferece uma grande variedade de opções por meio das relíquias, que fornecem novas habilidades para exterminarmos os monstros em nosso caminho. Elas são equipadas nos botões R2 e L2 e possuem uma ampla variedade de funções. No total, temos um bom número de relíquias, o que permite uma grande diversidade de combinações e garante um combate variado.
Durante a ação, enfrentaremos um grande elenco de inimigos variados, cada um com comportamentos e padrões de ataque únicos, que exigem atenção do jogador, especialmente porque o sistema de recuperação de vida é bastante limitado. Isso significa que é preciso jogar com cautela, principalmente ao enfrentar novos inimigos em combate.
Outro aspecto importante na exploração é a progressão. O título segue à risca as regras que tornam um metroidvania bom. Ao longo do mapa, encontraremos passagens fechadas e obstáculos que ainda não conseguimos atravessar. Para isso, será necessário adquirir habilidades únicas, como salto duplo, salto na parede, dash e muito mais, que fornecerão novas ferramentas para nossa exploração.
Os chefes também são elementos principais dessa jornada em Voidwrought. É importante destacá-los, pois cada um possui um design mais impressionante que o outro e são extremamente desafiadores, exigindo múltiplas tentativas até que eu conseguisse derrotá-los. No entanto, a satisfação sempre vale muito a pena.
Direção de arte e Trilha Sonora
Voidwrought utiliza uma arte semelhante aos traços de Hollow Knight. Sua arte desenhada à mão é o principal pilar que define os gráficos 2D do jogo e toda a ambientação que o título possui. Passaremos por uma grande variedade de mapas, o que me surpreendeu bastante, e neles enfrentaremos inimigos característicos de cada ambiente, reforçando a imersão do jogo.
A arte é o principal destaque aqui, sem dúvidas. Os traços mais grossos no design dos ambientes e do personagem conferem a ele uma identidade própria, com características marcantes. O design de alguns chefes é belíssimo e compõe toda essa jornada que precisamos enfrentar ao longo de 20 horas de jogo. No geral, achei muito positivos todos esses aspectos. Na trilha sonora e no design de áudio de voidwrought, também encontramos elementos importantes. As músicas são excelentes, e o som ambiente é muito bem executado — aquele som que você ouve ao explorar uma área desconhecida e desoladora, onde a atmosfera desconcertante reforça a tensão. Nos combates contra chefes, é onde a trilha sonora mais brilha, com músicas chamativas que intensificam a experiência.
Aspectos técnicos de PC
Joguei Voidwrought no computador, e a experiência foi tranquila em todos os aspectos. O jogo não é muito exigente em termos de hardware, então a experiência foi bem fluída. Também tive a oportunidade de jogar no Steam Deck com tudo no máximo e, novamente, não enfrentei nenhum problema em relação à performance.
Quanto a bugs, apenas um ocorreu: foi no momento em que uma cena começou e eu morri naquele instante. O jogo não soube muito bem como se comportar, e a câmera ficou completamente quebrada, resolvendo-se apenas após reiniciar o jogo. No entanto, meu progresso continuou salvo e consegui progredir.
Voidwrought foi construído com muito carinho, e isso não dá para negar. Desde sua arte feita à mão até sua jogabilidade variada e seu level design complexo, o jogo realmente apresenta um trabalho único impresso em cada um de seus pilares e detalhes. E tudo isso ainda conta com legendas em português do Brasil.
O Review
Voidwrought
PRÓS
- Diversidade na jogabilidade
- Excelentes sistemas de progressão
- Arte belíssima feita a mão