O mercado de consoles está passando por um momento turbulento, e, aparentemente, mais um competidor deseja entrar nessa disputa: a Valve, dona da maior plataforma de jogos para PC, a Steam. Caso isso se concretize, a empresa possibilitaria a portabilidade de toda a sua biblioteca para um novo console, além de expandir o acesso aos jogadores que preferem consoles em vez de computadores.
A informação vem do portal Wccftech, que investigou rumores divulgados pelo insider extas1s. Segundo ele, a Valve está operando diretamente com a série 9000 das placas gráficas AMD Radeon, atualmente projetadas exclusivamente para desktops, sem qualquer adaptação para consoles. No entanto, o interesse da Valve é que, no futuro, essa tecnologia possa ser aplicada em dispositivos portáteis e consoles, sendo esse o foco de seus esforços atuais.
Mesmo que o lançamento de um console ainda possa levar algum tempo, outra questão levantada por extas1s é: por que o súbito interesse da Valve no RDNA 4 e no FSR? Por enquanto, as respostas permanecem incertas.
Sobre a Valve e a Steam
A Steam é sem sombra de dúvidas a maior loja digital de distribuição de jogos no mundo inteiro, contendo desde jogos até conteúdos multimídia. Seu lançamento original veio em 2003 e originalmente servia unicamente para distribuir atualizações e patches para os jogos da Valve, mas rapidamente se expandiu para se tornar uma das, se não a maior loja de jogos online do mundo, oferecendo diversos títulos de inúmeras desenvolvedoras, desde estúdios grandes até os pequenos indies.
- Kingdom Come: Deliverance 2 tem quase o dobro de jogadores do primeiro na Steam
- Final Fantasy VII: Rebirth é recordista de jogadores na Steam
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Além de ser uma loja, a plataforma oferece diversas funcionalidades para jogadores, como chat, conquistas, suporte para mods via Steam Workshop, armazenamento em nuvem gratuito e até mesmo um modo família que permite que os jogadores compartilhem seus jogos com amigos, família e pesoas queridas sem custo adicional. Além disso, a plataforma conta com o modo “Big Picture”, para aqueles que optam por jogar no controle ao Mouse e Teclado, além de poder se transmitido via Steam Link para Smart TVs.