A Microsoft anunciou recentemente uma expansão para o Xbox Research, divisão da empresa que busca coletar dados para transformá-los no futuro do ecosistema Xbox, que vão desde o Xbox Game Studios até serviços como Game Pass. O programa também visa atingir o hardware da marca, sejam os consoles ou periféricos como os próprios controles.
O serviço costuma enviar pesquisas sobre playtests para games futuros, que variam de 3 horas a diversos dias, pesquisas com uma grande variedade de perguntas, entrevistas com um pesquisador da Xbox, dinâmicas em grupo e até mesmo sobre a usabilidade de produtos diversos da marca. É de fato uma maneira que a gigante verde tem que melhorar seus produtos e serviços. E agora eles deram um novo passo em direção à melhoria desse serviço.
O Xbox Research ampliou sua pesquisa para interações diretas com criadores de jogos, isto é, estúdios desenvolvedores, desde indies até as grandes empresas do mercado, para entender melhor o lado dos criadores e tentar convencê-los a trabalhar com o console. Segundo o artigo publicado na página de desenvolvedores, a marca busca dar mais conforto para os desenvolvedores.
Nosso objetivo é atender as diversas necessidades dos desenvolvedores. É sobre dar a eles o que precisarem para se sentirem acolhidos e apoiados pela Xbox
O novo programa vai buscar uma variedade de metodologias diferentes, incluindo reformulações das pesquisas direcionadas aos jogadores, mas para os desenvolvedores. Durante o artigo é reforçado diversas vezes que o programa de pesquisa será extremamente flexível e estará aberto a todos os membros do estúdio, não só a aqueles que desenvolvem jogos ativamente, se referendo aos atuantes na área de marketing, artistas e áudio, por exemplo.
Sobre o Xbox
- Final Fantasy XVI pode chegar ao Xbox
- Xbox traz surpresas no Tokyo Game Show 2024: veja todos os jogos anunciados
- Game Pass: confira os novos jogos do mês de outubro
O console da Microsoft é um dos três titãs dos games no mercado atual, contando com diversos títulos e sendo um dos pioneiros do serviço de assinatura, Game Pass. A Microsoft Gaming, como agora é conhecida, tem avançado em aquisições de estúdios e segundo o CEO, Phil Spencer, 2025 será o ano do console no mercado, com promessas de grandes títulos como Gears of War E-Day, Doom – The Dark Ages, Avowed e muitos outros.
A Microsoft também trouxe ao mercado novas maneiras de gamers jogarem seus jogos, como o Xcloud, além do sistema Play Anywhere, onde você pode adquirir games via Microsoft Store no PC ou na Live no console e jogá-los em ambos os sistemas sem precisar comprar uma segunda vez.