O líder da Xbox, Phil Spencer, trouxe diversas novidades para a marca neste mês de janeiro, com destaque para o reforço no slogan “Isto é um Xbox”, que tem como objetivo ampliar o alcance dos títulos First-Party da Microsoft para diversas outras plataformas. Entretanto, a Nintendo também movimentou o mercado neste ano ao apresentar ao mundo o primeiro vislumbre de seu próximo console, o Nintendo Switch 2. Esse anúncio não passou despercebido, nem mesmo por seus grandes rivais de mercado: PlayStation e Nintendo.
Phil Spencer, em entrevista ao canal Danny Peña, elogiou efusivamente o novo console da Nintendo, chegando a mencionar que havia trocado e-mails com o CEO da Nintendo, Shuntaro Furukawa. Spencer declarou que a Nintendo está sempre focada em inovações para a indústria, além de comentar que sempre admirou profundamente o que a empresa faz. Apesar do vídeo curto, o líder da Xbox afirmou que os detalhes do console certamente serão impressionantes e mostrou-se bastante ansioso para apoiá-los com os jogos que estão disponíveis na biblioteca da Microsoft, reforçando a ideia de que títulos da Xbox Game Studios poderão ser portados para o novo console no futuro.
É difícil opinar com as informações que temos no momento, mas quem apostaria contra o que eles (Nintendo) estão fazendo? A equipe é mestre no que faz. O Switch foi um enorme sucesso, e o Switch 2 certamente seguirá o mesmo caminho.
A nova estratégia da Xbox
Se o que a Microsoft está fazendo com sua nova estratégia é correto ou não, essa discussão levaria dias para chegar em algum lugar, principalmente com diversas opiniões de internautas e jornalistas, sejam positivas ou negativas. Assim assim, a decisão de trazer os títulos da empresa para outras plataformas não é algo que supreende, já que Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, já fez várias declarações sobre a unificação das plataformas, sendo um dos principais defensores do Crossplay na maioria dos jogos. Além disso, ele afirmou que não há limites para os exclusivos do Xbox que possam ser lançados no Playstation ou no Switch 2 no futuro.
- Xbox reafirma que seus jogos estão chegando a mais plataformas
- Xbox Developer Direct 2025: confira tudo o que foi mostrado
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
A Xbox também foi pioneira no sistema de jogos por assinatura, com o Game Pass, além de trazer as primeiras bibliotecas por nuvem, permitindo que muitos jogadores, que nunca sequer cogitaram adquirir um console, independente da marca, pudessem aproveitar uma vasta biblioteca de jogos. Essa biblioteca recebe atualizações a cada 15 dias, com títulos entrando e saindo do catálogo frequentemente.