O PS5 Pro, console de meio de geração da Sony, está se encaminhando para seu lançamento oficial que ocorrerá amanhã, dia 7 de novembro. Com isso, diversos veículos de imprensa e canais especializados em análises técnicas tiveram acesso ao console de maneira antecipada para propósitos de review, e tiveram permissão da Sony para publicar comparativos e vídeos de gameplay.
Um desses canais é o já conhecido ElAnalistaDeBits, especializado em fazer comparações técnicas de todos os jogos mais hypados do momentos em todas as plataformas em que eles estejam disponíveis. Com uma lista de mais de 50 jogos com o selo ”pro enhanced” em seu lançamento, alguns jogos estão sendo usados como um espécie de benchmark para demonstrar o poder do console, e Alan Wake 2 é uma das principais vitrines para isso, e o famoso canal trouxe um comparativo extremamente detalhado entre todas as versões do game, incluindo a do PS5 Pro.
Alan Wake 2 traz ray tracing e oclusão de ambiente para sua versão do PS5 Pro
Segundo comparativo postado por ElAnalistaDeBits em seu canal no youtube, a versão de Alan Wake 2 para o PS5 Pro tem grandes melhorias em alguns aspectos, principalmente pela adição do badalado ray tracing, feature que não estava presente em sua versão para o console base, além de melhorias na iluminação e oclusão de ambiente. A versão também traz dois modos assim como no PS5 base, o modo performance e o modo qualidade.
No modo performance, os jogadores terão a experiência gráfica similar a do modo qualidade do PS5 base, com algumas melhorias na iluminação mas com a taxa de frame rate mirando os 60 FPS. Já no modo qualidade, Alan Wake 2 traz a adição do ray tracing e melhorias notáveis na oclusão do ambiente, mirando os 30 FPS. Confira o comparativo:
O PS5 Pro alcança tais resultados através de uma nova tecnologia própria da Sony PlayStation: O PSSR. O software tem como objetivo fazer o upscaling e reconstrução de pixels em tempo real através de inteligência artificial, permitindo que os jogos rodem nativamente em uma resolução menor, já que o upscale e a reconstrução dos pixels para a resolução 4K (ou até maior) será feito em tempo real pela IA, sem que o jogador note a diferença entre uma resolução nativa e a reconstruída pelo PSSR.
Apesar de não ser uma tecnologia totalmente exclusiva do PS5 Pro, já que placas de vídeo da NVidia e da AMD utilizam softwares parecidos, a Sony afirma que o PSSR será uma revolução em softwares de upscale, e que o PS5 Pro é apenas o primeiro passo para isso.
- PS5 Pro: Confira a análise das principais mídias especializadas
- Spider-Man 2 ganha vídeo destacando vantagens no PS5 Pro
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
O PS5 Pro chega as lojas a partir de amanhã, dia 7 de novembro, com o preço oficial de R$6,999.00, com mais de 50 jogos com melhorias para o console já em seu lançamento.