Um aumento de 169%!
Durante uma apresentação no Big Festival 2022, evento que acontece no São Expo até o próximo domingo (10). A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), divulgou que nos últimos quatro anos o Brasil passou de 375 estúdios de desenvolvimento de games para 1.009, um aumento de 169% que reflete o excelente momento do setor no país.
“O aumento significativo na quantidade de estúdios, de 2018 para 2022, tem muito a ver com o amadurecimento da nossa indústria e hoje temos quase 20% dessas empresas em atividade por um período entre 10 e 15 anos”, disse Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
Além disso, a pesquisa ainda mostra outros dados interessantes do cenário de criação de jogos no país:
- 29,8% dos profissionais que trabalham com criação de games no pais são mulheres;
- Apesar da grande concentração no Sudeste (57%) há um crescimento de desenvolvedores nas outras regiões, que contam: (21%) Sul, (14%) Nordeste, (6%) Centro-Oeste e (3%) Norte;
- Atualmente, entre os estúdios nacionais, 83% da amostragem utiliza o motor gráfico Unity em seus projetos. Em segundo lugar, aparece a utilização da Unreal Engine, da Epic Games, com 23%, seguida de Blender Engine (13%), Construct (11%) e Game Market (7%).
Por fim, confira outras notícias recentes abaixo:
- Joseph Quinn revela qual seria a música que salvaria ele do Vecna
- She-Hulk pode ser a próxima personagem no Marvel’s Avengers, sugere rumores
- Santa Monica explica a data de lançamento de God of War Ragnarok
- Death Note vai ganhar live-action na Netflix pelos diretores de Stranger Things
Não deixe de acompanhar o Manual dos Games nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão! Facebook, Instagram e Twitter | Da mesma forma, siga também Rebeca Pinho no Twitter, Instagram e TikTok.