Concord, o jogo de tiro multiplayer desenvolvido pela Firewalk Studios e publicado pela Sony PlayStation foi considerado um dos maiores fracassos de todos os tempos. Apesar de toda a campanha de marketing para o seu lançamento, o título amargou péssimas vendas tanto no PS5 quanto no PC, tendo o pico de apenas 697 jogadores simultâneos na Steam, segundo dados da SteamDB.
Tamanho fracasso obrigou a Sony a tirar o jogo do ar e reembolsar os jogadores, com a promessa de retrabalhar o projeto e futuramente o relançar, com melhorias e mudanças baseadas no feedback. Porém, em comunicado oficial, a Sony anunciou estar fechando a Firewalk Studios e o estúdio Neon Koi, responsável por um jogo mobile da PS Studios, colocando um ponto final na curta trajetória Concord.
Após fracasso milionário de Concord, Firewalk Studios é fechada e desenvolvimento do jogo é permanentemente encerrado
Segundo um e-mail interno enviado por Hermen Hulst, CEO da Sony Interactive Entertaiment, a empresa decidiu pelo encerramento das atividades da Firewalk Studios, estúdio responsável pelo desenvolvimento de Concord. O e-mail foi disponibilizado no site oficial da SIE.
”Nós avaliamos constantemente nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo. Como parte de nossos esforços contínuos para fortalecer o Negócio de Estúdio da SIE, tivemos que tomar uma decisão difícil relacionada a dois de nossos estúdios – Neon Koi e Firewalk Studios.”
A Sony aproveitou para compartilhar informações sobre o jogo, que embora houvesse a promessa de um dia relança-lo, a empresa tomou a decisão de encerrar o desenvolvimento do título juntamente ao encerramento das atividades da Firewalk.
”Em relação à Firewalk, como anunciado no início de setembro (Uma Atualização Importante sobre Concord), certos aspectos de Concord foram excepcionais, mas outros não atraíram jogadores suficientes, e como resultado, retiramos o jogo do ar. Passamos um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções.
Após muita reflexão, determinamos que o melhor caminho a seguir é encerrar definitivamente o jogo e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk por seu artesanato, espírito criativo e dedicação.”
- Concord: ex-BioWare acredita que jogo realmente tenha custado U$400 milhões
- Astro Bot teria vendido mais no Reino Unido do que Concord no mundo inteiro
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
Com rumores de que o desenvolvimento do título pode ter custado cerca de 400 milhões de dólares, as notícias não são surpresa para as pessoas mais antenadas na indústria, já que dificilmente um fracasso dessa magnitude não resulta no fechamento do estúdio responsável. A Manual dos Games espera que todos os profissionais afetados pelo fechamento da Firewalk Studio consigam se reestabelecer no mercado o mais rápido possível.
Você pode conferir a nota da Sony sobre o encerramento de Concord e da Firewalk Studios na íntegra clicando aqui.