A inteligência artificial pode impactar o mercado de dublagem.
A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente nos últimos meses, especialmente por sua capacidade de executar várias tarefas e projetos em um curto espaço de tempo, com apenas alguns cliques. Isso tem despertado o interesse das empresas devido ao baixo custo envolvido.
Atualmente, a IA é utilizada para criar roteiros, o que tem sido um dos principais motivos da greve dos roteiristas nos Estados Unidos. Também é aplicada na produção de cenas, como no caso da série “Invasão Secreta”, que teve sua abertura feita com o uso de IA. Além disso, a agilidade com que a IA é capaz de recriar imagens tem incomodado muitos artistas, pois ela é capaz de reproduzir em pouco tempo o que levaria mais tempo para ser feito manualmente.
Recentemente, o perfil Pan divulgou no Twitter uma nova inteligência artificial que permite dublar vídeos em vários idiomas, alterando artificialmente os movimentos dos lábios para se adequarem à língua falada. Confira o trecho abaixo:
Vídeo com trecho de "A Queda", filme de 2022, mostrando como Inteligência Artificial funcionará em casos de dublagem, onde a boca do artista será sincronizada com a fala, e em casos de censura por idade dos filmes.
— PAN (@forumpandlr) January 25, 2023
Curtiram?pic.twitter.com/wCCOn2BeXA
A ideia por trás dessa IA é possibilitar que qualquer vídeo ou filme seja dublado em diversos idiomas, alcançando um público global a um custo baixo e com maior rapidez. Dessa forma, um vídeo no YouTube poderia ser acessado e compreendido por pessoas de diferentes países ao redor do mundo.
No entanto, alguns dubladores brasileiros não estão satisfeitos com a possibilidade de uma IA substituir um trabalho tão amado e apreciado pelos brasileiros. A dubladora Flora Paulita compartilhou em seu perfil um abaixo-assinado criado por Digão V no Avaaz, que já conta com mais de 5 mil assinaturas. O objetivo deste abaixo-assinado é solicitar que os estúdios não adotem o uso da IA, pois isso poderia levar ao fim da profissão de dublador e resultar em produções sem a mesma emoção e humanidade. É um apelo para que nenhum meio de mídia aceite o uso da IA nesse contexto.
agradeço quem puder assinar e compartilhar essa petição pra que os profissionais de voz não percam seus empregos pra IA!!! 😭‼️🤍🆘🚨https://t.co/tbcu0E2L4A pic.twitter.com/cnG5GXMol7
— Flora Paulita (@florapaulita) June 24, 2023
O canal do YouTube YouDubbing também abordou o assunto em seu Instagram, comentando sobre o caso com seus seguidores.

No Brasil, esperamos que as empresas evitem o uso da inteligência artificial em substituição aos dubladores. A dublagem brasileira é reconhecida como uma das melhores do mundo, pois os artistas depositam sua alma e emoção em seus trabalhos. Seria estranho perdermos essa qualidade por causa do uso da inteligência artificial.
Confira outras notícias recentes abaixo:
- Titanic ganha data para retornar à Netflix
- Phil Spencer não sabe se The Elder Scrolls 6 será lançado para o PS5
- 5 animes tão bons quanto Demon Slayer para aguardar a quarta temporada
- Análise | F1 23
Por fim, não deixe de acompanhar a Manual dos Games nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para receber os conteúdo em primeira mão!