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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia

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A série Fallout na Amazon Prime Video caiu nas graças do público, graças a seus personagens cativantes, enredo extremamente interessante e fidelidade ao material fonte, ganhando aclamação de fãs de longa data da franquia e novatos.

Um dos principais pontos da trama são as Vaults, em especial as Vaults 33, 32 e 31, que nunca haviam aparecido em jogos anteriores. Com 122 Vaults espalhadas pelo país, as Vaults vizinhas do seriado de Fallout não são as únicas a esconderem segredos bizarros e destinos trágicos.

vault boy 2
Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 14

Nesse especial de Fallout, iremos explorar todas as Vaults conhecidas da franquia até o momento, seus propósitos, experimentos e destino, com exceção das originais da série da Amazon, então fique tranquilo em relação a spoilers. Vaults que aparecem somente em jogos de tabuleiro ou outros materiais extras como a Fallout Bible também não aparecerão nesse especial.

Locais, propósitos e destino de todos os Vaults de Fallout

Vault 3

  • Propósito: Controle
  • Local: Las Vegas, Nevada (New Vegas, Ermos de Mojave)
  • Jogo: Fallout New Vegas
Vault 3
Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 15

O Vault 3 é uma das 4 vaults com seres humanos construídas na região de Mojave. Tudo ia bem até que em meados do século 23, um vazamento de água obrigou os habitantes do Vault a interagir com os ermos, o que chamou a atenção dos Fiends.

Os Fiends atacaram o Vault e o tomaram para si, usando suas instalações como sua nova base.

Vault 8

  • Propósito: Controle
  • Local: Noroeste de Nevada (Vault City, New California)
  • Jogo: Fallout 2

O Vault 8 foi construído com o propósito de abrir apenas 10 anos após o fim da guerra, tendo o Enclave como responsável pela sua abertura prematura. Com o suporte de uma tecnologia chamada G.E.C.K (Garden of Eden Creation Kit), os habitantes do Vault fundaram a cidade de Vault City.

Vault 11

  • Propósito: Experimentos Sociais
  • Local: Deserto de Mojave, Nevada (Ermos de Mojave)
  • Jogo: Fallout: New Vegas
vault 11
Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 16

O Vault 11 foi construído com o objetivo de testar a capacidade dos seres humanos de fazerem sacrifícios para o bem estar coletivo. Todos os anos, um habitante tinha que ser selecionado para ser o supervisor do Vault por 1 ano, e entrar na câmara de execução após o fim de seu mandato, sob ameaça de que todos os habitantes do Vault seriam mortos caso não seja cumprida. Ao total, 16 pessoas foram executadas.

Uma guerra civil se instaurou durante uma das votações, o que acarretou na morte de vários habitantes do Vault, e em meio ao caos, a verdade foi descoberta: as ameaças eram falsas. O propósito do Vault era fazer com que os habitantes se recusassem a sacrificar um de seus habitantes, e quando isso ocorresse, o Vault se abriria e seus moradores estariam livres para repopular os Ermos.

Vault 12

  • Propósito: Experimentos científicos
  • Local: Bakersfield, California (Necrópolis, New California)
  • Jogo: Fallout

O Vault 12 tinha o objetivo de estudar o efeito da radiação nos seres humanos a longo prazo, e para esse propósito, foi deixada uma falha proposital no selo do Vault, fazendo com que seus habitantes fossem expostos a radiação. Com o tempo, os habitantes do Vault tornaram-se necróticos e fundaram Necrópolis.

Vault 13

  • Propósito: Controle
  • Local: New California
  • Jogo: Fallout e Fallout 2

Vault 13 é o Vault principal de Fallout 1, servindo como local de origem do Vault Dweller. Após uma falha no purificador de água, o Vault se viu obrigado a sair do isolamento para obter ajuda, enviando o Vault Dweller aos ermos. Após algumas ações do jogador, vários habitantes decidem deixar o Vault, selando o destino dos habitantes que decidiram ficar, que acabaram sendo mortos ou sequestrados pelo Enclave.

Vault 15

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Sul da Califórnia
  • Jogo: Fallout e Fallout 2

Habitada por pessoas com diferentes etinias e religiões, o Vault 15 tinha como objetivo estudar as reações humanas ao conviver com pessoas que não compartilhassem as mesmas crenças. Com o tempo, os habitantes do Vault se dividiram entre 3 gangues: os Khans, os Jackals e os Vipers, o que ocasionou a morte de vários habitantes e a destruição do Vault.

Os sobreviventes fundaram a cidade de Shady Sands.

Vault 17

  • Propósito: Desconhecido
  • Local: Costa Oeste
  • Jogo: Fallout: New Vegas

Pouco se sabe sobre o Vault, tendo apenas seu uniforme nos arquivos de Fallout: New Vegas, e uma breve citação que revela seu destino. Tudo o que se sabe sobre seus habitantes é que foram sequestrados pela Unity, e transformados em super mutantes.

Vault 19

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Deserto de Mojave, Nevada (Ermos de Mojave)
  • Jogo: Fallout: New Vegas

O Vault 19 tinha como objetivo induzir seus habitantes a paranoia e desconfiança. Separados em dois grupos, os habitantes aos poucos foram sucumbindo aos experimentos através de mensagens subliminares e falsas sabotagens, com muitos desenvolvendo sintomas de psicose.

O destino dos habitantes do Vault é desconhecido e as instalações foram tomadas pelos Powder Gangers.

Vault 21

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Las Vegas, Nevada (New Vegas)
  • Jogo: Fallout: New Vegas
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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 17

Construído na cidade do pecado, esse Vault tinha como objetivo fazer com que todo e qualquer conflito e decisões fossem tomadas através de apostas e jogos de azar. Os habitantes mantiveram uma harmoniosa comunidade até o ano de 2274, quando Robert House assumiu como novo supervisor do Vault, abrindo suas instalações para os Ermos e transformado-o em um casino e hotel.

Vault 22

  • Propósito: Experimentos científicos
  • Local: Deserto de Mojave, Nevada (Ermos de Mojave)
  • Jogo: Fallout: New Vegas
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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 18

O Vault 22 foi construído com o propósito de criar e estudar plantas geneticamente modificadas. Um fungo surgiu dos experimentos, afetando as plantas e transformando os habitantes em monstros através de esporos.

Vault 29

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Costa Oeste
  • Jogo: Fallout 76

O Vault 29 tinha sua população totalmente constituída por adolescentes de até 15 anos, proibindo a entrada de pessoas acima dessa idade. Seus habitantes foram separados de seus pais antes de entrar no Vault.

Vault 34

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Deserto de Mojave, Nevada (Ermos de Mojave)
  • Jogo: Fallout: New Vegas

Esse Vault recebeu armamentos em quantidades exorbitantes quando comparadas a outros Vault e sem nenhum controle. Os próprios habitantes do Vault instalaram medidas de segurança na sala de armas e restringiu seu acesso.

Uma guerra civil causou um vazamento em um de seus reatores, causando a morte e necrofilização de seus habitantes.

Vault 51

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Noroeste de West Virginia
  • Jogo: Fallout 76

Uma IA chamada ZAX AI era a responsável por selecionar o supervisor ideal do Vault. Com o tempo, a IA começou a criar crises para testar as habilidades dos habitantes, fazendo com que começassem a desconfiar um dos outros. Eventualmente, as crises escalaram para ameaçais letais e manipulações, o que levou aos habitantes do Vault a matarem uns aos outros.

Vault 63 (inacessível)

  • Propósito: Desconhecido
  • Local: Sul de Lewisburg, West Virginia
  • Jogo: Fallout 76

O Vault 63 continua sendo um dos grandes mistérios de Fallout 76, permanecendo inacessível ainda nos dias de hoje. Muito se especula que sua abertura aconteça em futuras atualizações.

Vault 75

  • Propósito: Experimentos sociais e científicos
  • Local: Massachusetts (Commonwealth)
  • Jogo: Fallout 4
vault 75
Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 19

Criador para servir como local seguro para abrigar as crianças da escola Maiden Middle School, o Vault tinha como objetivo usar as crianças em experimentos para a criação de super soldados. As cobaias eventualmente se revoltaram contra os pesquisadores, levando a abertura do Vault, que hoje é ocupado por Gunners.

Vault 76

  • Propósito: Controle
  • Local: West Virginia
  • Jogo: Fallout 76
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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 20

Sendo o Vault do qual o jogador começa sua aventura em Fallout 76, o objetivo de sua construção era preparar seus habitantes para repopular os EUA. Sendo um dos primeiros Vaults a serem abertos, seus habitantes foram os responsáveis por erradicar a Scorched Plague e reconstruir Appalachia.

Vault 77

  • Propósito: Desconhecido
  • Local: Desconhecido
  • Jogo: Fallout 3

Pouco se sabe sobre o Vault 77, mas um de seus membros é extremamente temido pelos escravidores de Paradise Falls.

Vault 79

  • Propósito: Base governamental
  • Local: West Virginia
  • Jogo: Fallout 76

Construído para abrigar agentes do serviço secreto americano, o Vault tinha o objetivo de servir como base para a agência após a guerra. Um vazamento no seu reator causou a morte de vários de seus habitantes, e os sobreviventes foram resgatados pelos habitantes recém saídos do Vault 76.

Vault 81

  • Propósito: Laboratório de pesquisas e controle
  • Local: Boston, Massachusetts (Commonwealth)
  • Jogo: Fallout 4
vault 81
Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 21

O Vault 81 tinha como objetivo manter o bem-estar de seus habitantes para que servissem de cobaias. Sem o conhecimento dos moradores, o Vault tinha um laboratório secreto onde cientistas tentavam descobrir a cura para uma doença mortal.

Em pouco tempo, o laboratório foi completamente selado, deixando os cientistas sem saída para os ermos e perdessem completamente o contato com o Vault, eventualmente perecendo.

Vault 87

  • Propósito: Experimentos científicos
  • Local: Noroeste de Virginia (Capital Wasteland)
  • Jogo: Fallout 3
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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 22

A pedido do governo dos EUA, o Vault 87 foi construído para que os efeitos do Vírus de Evolução Forçada fossem amplamente testados. Tais testes causaram mutações em seus habitantes, criando os Super Mutantes, inimigos bem conhecidos da franquia Fallout.

Vault 88

  • Propósito: Experimetos científicos
  • Local: Noroeste de Quincy, Massachusetts (Commonwealth)
  • Jogo: Fallout 4 (Vault-Tec Workshop DLC)

O Vault 88 foi um dos poucos Vaults que não teve sua construção concluída, tendo apenas sua entrada principal, as salas dos reatores e segurança finalizadas quando as bombas caíram. Seu propósito seria criar e testar tecnologias que seriam distribuídas para os outros Vaults.

Vault 92

  • Propósito: Experimentos científicos
  • Local: Oiney, Maryland (Capital Wasteland)
  • Jogo: Fallout 3

Os habitantes desse Vault foram constantemente expostos a ruídos, com o objetivo de instigar agressividade. Eventualmente, todos os habitantes se tornaram insanos e mataram uns aos outros, o que ocasionou na tomada do Vault por criaturas mutantes.

Vault 94

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Norte de Dolly Sods, West Virginia
  • Jogo: Fallout 76

O Vault 94 foi criado para testar a viabilidade de estabelecer entidades religiosas em um mundo pós-apocalíptico. Todos seus habitantes eram membros de uma religião pacifista, com exceção de um funcionário da Vault-Tec.

Antes da abertura do Vault, o funcionário contou para os habitantes o objetivo do experimento e pediu para que eles se armassem, pois o mundo superior havia se tornado um lugar extremamente hostil. Tal pedido foi ignorado, o que levou a um massacre promovido por habitantes paranóicos dos ermos.

Vault 95

  • Propósito: Experimentos científicos e sociais
  • Local: Sudeste de Natick, Massachusetts (Commonwealth)
  • Jogo: Fallout 4

Formado por viciados químicos, o Vault 95 tinha como objetivos estudar tratamentos para reabilitação. Para tais fins, a Vault-Tec manteve um estoque de drogas, que eventualmente era distribuída através de funcionários disfarçados, fazendo com que os pacientes reabilitados voltassem para o vício.

Ao descobrir os objetivos da Vault-Tec, seus habitantes se revoltaram e saíram do Vault, fazendo com que ele fosse ocupado por Gunners.

Vault 96

  • Propósito: Experimentos científicos
  • Local: Sul de Spruce Knob Campground, West Virginia
  • Jogo: Fallout 76
vault 96
Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 23

Com o objetivo de estudar e observar as mutações em animais selvagens e criar contramedidas anti-mutações, o Vault 96 tinha como população veterinários e cientistas. Um sistema de segurança automatizado foi instalado no Vault, que ameaçava o extermínio de seus habitantes caso suas cotas não fossem atingidas.

Os habitantes passaram a tentar sabotar o sistema de segurança e escapar, mas acabaram falhando e foram mortos, causando a fuga das cobaias.

Vault 101

  • Local: Oeste de Springvale, Virginia (Capital Wasteland)
  • Propósito: Experimentos sociais
  • Jogo: Fallout 3

O Vault 101 tinha como objetivo ficar fechado indefinidamente, além de conceder poderes ilimitados e autoritários a seu supervisor. Eventualmente Alphonse Almodovar assumiu como supervisor e começou a secretamente enviar patrulhas para o Ermos com ordens de recrutar um forasteiro chamado James, que era um médico. Uma guerra civil foi desencadeada após James e o Lone Wanderer (protagonista de Fallout 3) escaparem do Vault.

Vault 106

  • Local: Nordeste de Virginia (Capital Wasteland)
  • Propósito: Experimentos científicos
  • Jogo: Fallout 3

Sua construção tinha como objetivo estudar os efeitos de drogas psicoativas, que eram soltadas na tubulação de ar do Vault. Com o tempo, a população se tornou extremamente agressiva, e seu destino é desconhecido.

As drogas permaneceram no ar do Vault por cerca de 200 anos, causando alucinações a todos que entrem em suas instalações.

Vault 108

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Norte de Washington (Capital Wasteland)
  • Jogo: Fallout 3
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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 24

O Vault 108 é um dos Vaults mais emblemáticos de Fallout 3, sendo palco de uma das side quests mais bizarras do jogo. Com o objetivo de estudar o comportamento humano em conflitos de liderença, o vault foi projetado para que seu sistema de energia falhasse em 20 anos, além de ter um laboratório de clonagem e não ter nenhuma forma de entretenimento para seus habitantes.

Um único habitante chamado Gary foi clonado inúmeras vezes, fazendo com que seus clones se tornassem extremamente agressivos com os não-clones e tomando o Vault, sendo os únicos sobreviventes.

Vault 111

  • Propósito: Experimentos científicos e controle
  • Local: Sanctuary Hills, Massachusetts (Commonwealth)
  • Jogo: Fallout 4

O Vault 111 tinha como objetivo estudar os efeitos de criogênia prolongada e permitir a saída de seus habitantes quando o nível de radiação estivesse aceitável nos Ermos. Porém, o sinal de saída nunca foi emitido e uma falha no sistema de criogênia acabou matando todos as cobaias, com exceção do protagonista de Fallout 4 e seu filho.

Vault 112

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Smith Casey’s garage, Virginia (Capital Wasteland)
  • Jogo: Fallout 3
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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 25

Seus habitantes foram colocados em uma simulação de realidade virtual, controlada pelo seu supervisor, Stanislaus Braun. Transformando a simulação em seu parque de diversões sádico, Braun usou a realidade virtual para torturar os habitantes do Vault por séculos.

Vault 114

  • Propósito: Experimentos sociais
  • Local: Boston, Massachusetts (Commonwealth)
  • Jogo: Fallout 4

Sendo primariamente construído para abrigar os poderosos da região, os habitantes desse Vault seriam privados de todo e qualquer luxo, sendo obrigados a viver na mais completa miséria e tendo um supervisor incompetente. A construção desse Vault nunca foi completada.

O Vault eventualmente foi tomado pelos Triggerman.

Vault 118

  • Propósito: Experimento Social
  • Local: Cliff Edge Hotel
  • Jogo: Fallout 4 (Far Harbor DLC)

Dividido em 2 ‘’classes’’, o Vault 118 colocou 10 habitantes saudáveis vivendo na extrema luxuria enquanto 300 habitantes eram obrigados a viver na extrema pobreza e condições desumanas, além de conceder poderes autoritários aos 10 habitantes da ‘’classe alta’’.

Os habitantes da seção luxuosa eventualmente transferiram suas mentes para Robobrains, no intuito de alcançar a imortalidade. Tais habitantes continuam sendo os ocupantes do Vault.

A Vault é lar de um dos maiores mistérios da DLC Far Harbor de Fallout 4.

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Fallout: Todos os Vaults conhecidos da franquia 26

E esse foi o nosso guia especial sobre todos os Vaults dos jogos de Fallout. Não deixe de conferir os demais conteúdos de Fallout aqui na Manual!

E você, já conhecia todos os Vaults? Fonte: Fallout Wiki

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