A novela da possível aquisição da Kadokawa pela Sony ganhou mais um capítulo durante a madrugada do dia 21, após a confirmação do conglomerado de que, realmente, houve uma oferta da Sony para a aquisição da empresa e todos os seus ativos.
Botando ainda mais lenha na fogueira, novas informações sobre uma tentativa de aquisição hostil levantaram rumores sobre o que realmente está acontecendo nos bastidores, levando alguns nomes relevantes da indústria a acreditar que a Kadokawa teria procurado a Sony, e não o contrário.
Conglomerado sul-coreano Kakao pode ter motivado aproximação entre Sony e Kadokawa para possível aquisição
Segundo Shinobi602 (via X), o vazamento sobre a oferta da Sony para a aquisição da Kadokawa pode ter sido proposital, com o objetivo de dificultar o avanço da tentativa de aquisição hostil por parte do conglomerado sul-coreano Kakao. Tal movimento faria com que as ações da empresa subissem, o que dificultaria a Kakao de comprar novas ações da empresa.
É de conhecimento público que empresas japonesas não vejam com bons olhos a ideia de serem adquiridas por empresas estrangeiras, sendo preferível que uma empresa japonesa interceda e adquira seus ativos para evitar que caiam em mãos de conglomerados de fora do Japão.
Outro usuário chamado Mr. Clutch, também no X, destacou que segundo um registro público oficial japonês, a Kakao já se tornou a investidora majoritária da Kadokawa, o que pode ter pressionado a empresa a se aproximar da Sony para a possível aquisição.
A Kadokawa é dona de grandes estúdios de games como a From Software (Dark Souls, Sekiro, Bloodborne, Elden Ring) e a Spike Chunsoft, que é mais conhecida por seu envolvimento no desenvolvimento nos primeiros jogos da franquia Dragon Quest, e mais recentemente pelo desenvolvimento de DRAGON BALL: Sparking! ZERO, além de ter envolvimento em muitos outros projetos da Square-Enix e Bandai Namco.
O conglomerado também é um dos gigantes da indústria de mangás e animes japoneses, o que levantou preocupações em parte da indústria, já que a Sony é dona da Funimation, da Aniplex e do maior serviço de streaming de animes do mundo, a Crunchyroll.
- Kadokawa Corporation confirma interesse da Sony em adquirir a empresa
- Possível aquisição da FromSoftware pela Sony é vista como empolgante por ex-presidente da Blizzard
- Siga nosso site no Google Notícias agora e seja o primeiro a saber das últimas notícias
Apesar da Kadokawa ter confirmado a oferta da Sony e os dados sobre as ações da Kakao serem reais, todas as informações sobre a motivação para os vazamentos e a origem deles são rumores, portanto, levem todas essas informações como um grão de sal.