Dying Light 2 já está disponível para Consoles e PC, no entanto, os jogadores que jogam em um Xbox Series S, a versão mais modesta do atual console da Microsoft, vem sofrendo com a otimização do game.
Basicamente, dentro do console o jogador tem apenas uma opção para rodar o jogo, o modo desempenho, que conta com 1080p a 30 quadros por segundo. Para efeito de comparação, no PlayStation 5 e Xbox Series X, o game traz três opções de processamento: resolução, qualidade e desempenho: o modo de resolução se concentra na contagem de pixels puros, o modo de desempenho que entrega reprodução de 60fps e a qualidade que conta com 1080p, 30fps, mas adiciona sombras rastreadas por raios.
Como já era de se imaginar, usuários do Series S foram as redes sociais questionar os responsáveis pelo game. Através do Twitter, uma jogadora direcionou sua reclamação a Techland Games e a um dos devs do game. Segundo ela, o jogo estaria causando problemas de saúde nela e em seu parceiro.
”Meu parceiro e eu ficamos muito doentes e temos que parar de jogar DL2 por causa do desfoque de movimento, falta de controle deslizante de Fov, 30fps e cabeça balançando no Series X e S. Muitas pessoas dizendo a mesma coisa no Reddit. Alguma palavra sobre uma correção para isso? Obrigada”.
Tymon Smektała, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do jogo, respondeu:
”Estamos corrigindo os problemas de cooperação primeiro. O problema de movimento será corrigido no primeiro patch. Fov + motion blur será considerado para o próximo. Vamos analisar os 30fps no Série S, mas a GPU do console está nos limitando. ”
We’re fixing the coop issues first, the demand broke Sony/Microsoft/Epic sewers. Motion sickness will be addressed in the first upcoming patch. Fov + motion blur will be considered for the next. 30fps on Series S will be looked at, but the consoles GPU is holding us back.
— Tymon Smektała (@smektalaTM) February 5, 2022
É preocupante ver um desenvolvedor se queixando do GPU do Xbox Series S. Com isso, uma pergunta fica no ar: será que o console mais modesto da Microsoft está realmente pronto para os jogos da nova geração?