A Sony, detentora da marca PlayStation, informou publicamente no dia de hoje (08/11) seu relatório fiscal a respeito dos meses de julho a setembro desse ano. Tal relatório tem a finalidade de prestar contas para seus acionistas sobre o andar da empresa e esclarecer alguns acontecimentos importantes durante o período.
Como já era imaginado, o fracasso de Concord se tornou um tópico do relatório, já que o fracasso do título foi algo nunca antes visto na história da Sony. O atual presidente da Sony, Hiroki Totoki, comentou sobre o lançamento do título e o que esperar do futuro dos jogos como serviço da empresa.
Apesar de Concord, Sony seguirá firme em sua estratégia de jogos como serviço
O presidente da Sony Hiroki Totoki compartilhou sua reflexão a respeito dos recentes lançamentos da empresa, em especial seus jogos como serviço. Com o sucesso de Helldivers 2, a Sony parecia confiante que Concord seguiria os mesmos passos do título da Arrowhead, o que não aconteceu.
”Atualmente, estamos em processo de aprendizagem. Basicamente, quando se trata de novas IP, claro, você não sabe os resultados até que você realmente tente.” Disse Totoki, através de um interprete.
”Para nós, para nossa reflexão, provavelmente precisaremos de muitas portas, incluindo testes de usuários e e avaliações internas, além do timing para tais portas. E então nós precisamos leva-las a frente, e deveríamos ter feito essas portas muito antes do que fizemos.
Além disso, temos uma organização isolada, então ir além dos limites dessas organizações em termos de desenvolvimento e também de vendas, acho que poderia ter sido muito mais suave.
E então, olhando para o futuro, em nossos próprios títulos e em títulos third-party, temos muitas janelas diferentes. E queremos ser capazes de selecionar a janela certa e otimizada para que possamos implantá-las em nossa própria plataforma sem canibalização, para que possamos maximizar nosso desempenho em termos de lançamentos de títulos.”
- Sony PlayStation bate lucro recorde e planeja equilíbrio entre single-player e jogos como serviço
- Astro Bot vendeu 1,5 milhões de unidades
- PS5 alcança a marca de 65,5 milhões de unidades vendidas
- Siga o Manual dos Games nas redes sociais e não perca uma novidade!
O que aconteceu com Concord?
O fracasso de Concord parece ter sido um grande baque para a Sony, já que o título foi tirado do ar apenas 11 dias após seu lançamento no PS5 e PC. A Sony reembolsou seus consumidores e prometeu que o jogo voltaria futuramente, com melhorias baseadas no feedback dos jogadores. No entanto, isso não aconteceu, já que a Firewalk, estúdio responsável pelo seu desenvolvimento, foi fechada e o projeto engavetado de vez pela empresa.
Apesar disso, a Sony indica que irá seguir em frente com seu projeto para jogos como serviço, buscando um equilíbrio entre seus lançamentos, ”tentando a sorte” com os títulos live-service mas sem esquecer dos jogos single-player, que são o carro chefe da empresa.
Fonte: VGC