STALKER 2 foi lançado na última semana para o PC e os consoles Xbox Series X|S, após vários adiamentos causados pela atual situação da Ucrânia, país natal do estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo.
Mesmo após diversos adiamentos, o título lançou com vários problemas técnicos, como bugs seríssimos que impedem a progressão, problemas em seu sistema de inteligência artificial e performance geral do título, principalmente no PC. Por conta desses problemas, vários veículos da mídia especializada avaliaram STALKER 2 com notas consideradas por muitos como baixas, principalmente no PC, deixando o titulo com o agregado de 77 no Metacritic e 75 no OpenCritic.
Tais notas levantaram novamente algumas discussões sobre sites agregadores de notas e veículos de imprensa, já que alguns jogadores e fãs do estúdio saíram em defesa do título alegando que a mídia pegou pesado demais. Entre essas pessoas, está o diretor de Dishonored, que teceu fortes críticas ao Metacritic em especial.
”O Metacritic encoraja estúdios a fazerem jogos medíocres”, diz criador de Dishonored em defesa a STALKER 2
Em postagem na rede social X, o fundador da Arkane e criador de franquias consagradas como Dishonored saiu em defesa de STALKER 2, criticando a forma que o Metacritic influencia o desenvolvimento de jogos. Segundo o diretor, ter um game estável e polido em seu lançamento já garante um 80 na plataforma, não importando a qualidade do jogo em outros aspectos.
”O ecosistema do Metacritic encoraja os desenvolvedores a fazerem jogos seguros e chatos. Desde que um jogo esteja polído em seu lançamento. você tem um 80% garantido, não importa o quão chato o jogo possa ser.
Enquanto isso STALKER 2 recebe um 73 por apresentar alguns problemas no lançamento.
Injusto, enganoso…”
A postagem de Raphael causou controversa nas redes, com muitos jogadores, fãs e até mesmo jornalistas concordando com a visão de Raphael, enquanto outros usuários traziam um ponto de vista diferente, alegando que o Metacritic incentivava as desenvolvedoras a lançarem jogos finalizados.
Após a polêmica gerada em sua postagem inicial, Raphael voltou as redes para contextualizar melhor os seus pontos em relação ao Metacritic:
”Minha postagem anterior foi um pouco controversa. Espero que essa seja melhor aceita: 70% no Metacritic pode significar que é um jogo medíocre ou é um jogo incrível que tem bugs em seu lançamento e precisa de atualizações. Eu não acho que o Metacritic ajuda a diferenciar os 2 casos.”
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A discussão em torno do papel de sites agregadores como o Metacritic e o OpenCritic é uma das mais antigas e debatidas da indústria, com diferentes desenvolvedores e jogadores expressando opiniões diversas sobre a importância das avaliações para o sucesso ou fracasso de um jogo. Enquanto vários jogadores expressam preocupações em relação ao ”poder” que as notas exercem sobre a indústria, alegando que muitas vezes um bom jogo pode fracassar graças a avaliações medianas ou ruins, outros alegam que sua existência é extremamente importante, já que ajudam os jogadores a decidirem antes de investir em um jogo.
O lançamento conturbado de STALKER 2 para PC e Xbox Series X|S parece ter trazido o assunto novamente a tona, dando origem a uma longa discussão sobre o assunto. Qual a sua opinião sobre o assunto? Conta pra gente nos comentários!
Fonte: EuroGamer